Ainda dá tempo de tentar uma das vagas no pré-vestibular gratuito Pró Universidade. Este ano, o Pró Universidade oferecerá 3,4 mil vagas presenciais, e mais 2 mil a distância estão sendo preparadas pela organização. Com um histórico que ultrapassa os 30 mil estudantes, o cursinho gratuito já alcançou a marca de 72% de aprovação em um único ano.
Continua depois da publicidade
Além de aumentar o número de alunos atendidos, outra novidade em 2014 é a inclusão de uma unidade em Garopaba. Coordenador do projeto, Otávio Auler explica que mais de 3 mil estudantes já se inscreveram desde o fim de março, mas o processo segue aberto mesmo após o número de inscritos ultrapassar o de vagas.
– Após o fim das inscrições, será feita uma análise dos cadastros para conferir quais se encaixam melhor no perfil alvo do curso – explica o professor Auler.
O propósito do curso é a preparação gratuita de estudantes do ensino público para as provas da UFSC, Udesc, IFSC, IFC, Acafe e Enem, visando também o ingresso no ensino superior em instituições privadas por meio dos programas federais ProUni e Sisu.
Continua depois da publicidade
Com realização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) e do governo estadual, o curso alcança 29 cidades catarinenses, consolidando-se como o maior pré-vestibular público do país.
O professor Auler explica que os educadores especializados na área circulam entre estes municípios quase diariamente, promovendo também o acesso de moradores de cidades do interior ao ensino público, concentrado na Capital.
Felipe Patrício, 20 anos, morava em São Joaquim e se mudou para a Capital quando foi aprovado em Medicina na UFSC, no começo do ano passado. O estudante havia feito o Pró Universidade em Lages, no ano anterior, e agora recomenda o pré-vestibular aos mais novos.
Continua depois da publicidade
– Os professores estão o tempo inteiro te incentivando e o curso te dá a estrutura necessária para passar tranquilamente – explica.
Como se inscrever:
Para tentar uma das 3,4 mil vagas presenciais basta entrar no site do projeto ou da Secretaria de Educação, ler o edital e preencher o formulário. A data limite é 23 de abril e as inscrições são feitas exclusivamente via internet.
As 2 mil vagas a distância devem ser disponibilizadas em um edital posterior, que será publicado nas próximas semanas. O curso a distância deve se concentrar nas cidades que não serão contempladas pelas aulas presenciais.
Continua depois da publicidade
Onde estudar: Araranguá, Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão e Xanxerê.