O maior navio transportador de contêineres a operar na América do Sul, o Cosco Vietnam, de bandeira de Hong Kong, chega ao Porto Itapoá nesta sexta-feira, às 10 horas, vindo dos portos de Sepetiba (RJ) e Santos (SP). À tarde, às 15 horas, ele parte para Buenos Aires, na Argentina, e Montevideu, no Uruguai.
Continua depois da publicidade
O navio tem 334 metros de comprimento, 14,50 metros de calado (altura abaixo da linha d?água), 42,80 metros de largura e capacidade para 8.500 contêineres de 20 pés (TEUs). Ele foi construído no ano passado no estaleiro sul-coreano Hyundai.
A embarcação transporta mercadorias entre os portos da Coreia do Sul, China, Malásia, Cingapura, Brasil, Uruguai e Argentina. Ela deve se tornar um usuário frequente do terminal, já que foi fretado pela Hamburg Süd, uma das principais operadoras em Itapoá.
A próxima passagem está prevista para os dias 17 a 19, antes de seu retorno para a Ásia.
Continua depois da publicidade
O Cosco Vietnam pulveriza os recordes anteriores pertencentes aos supernavios da Classe “Santa” da Hamburg Süd: o Santa Rita, o Santa Clara, o Santa Rosa e o Santa Catarina – que foi batizado no Porto Itapoá em 16 de setembro em homenagem ao Estado sede do empreendimento – e os porta-contêineres Lima e La Paz, da Maersk Line.
Estes navios, Santa Rita, o Santa Clara, o Santa Rosa e o Santa Catarina, aportam regularmente no Porto Itapoá e têm capacidade para 7.100 contêineres de 20 pés e 300 metros de comprimento, o equivalente a três campos de futebol.