A Marinha do Brasil vai enviar, nesta quarta-feira (8), o maior navio de guerra da América Latina para ajudar a população do Rio Grande do Sul, que vem sendo castigado pelas fortes chuvas desde domingo (28). Segundo o g1, o objetivo é auxiliar no resgate a pessoas ilhadas e transportar suprimentos por locais alagados.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O navio Capitânia da Esquadra brasileira sairá do Rio de Janeiro em direção ao RS com oito embarcações de médio e pequeno porte e duas estações móveis para tratamento de água. No dia 30, a Marinha já havia enviado oito lanchas. Na quarta-feira, uma outra embarcação com doações também será destinada ao estado gaúcho.

Entenda causas de uma das piores tragédias climáticas do RS que deixa mortos e desalojados

Ainda conforme informações do g1, a Marinha também anunciou o envio de 40 viaturas e 200 militares para atuarem na desobstrução de ruas, além de equipes de saúde composta por médicos e enfermeiros. Nesta terça-feira (7), três aeronaves serão deslocadas ao Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Situação do Rio Grande do Sul

Até a segunda-feira (7), o governo do Rio Grande do Sul já confirmou a morte de 85 pessoas em decorrência das chuvas no Estado. Outras quatro ainda seguiam em investigação para apurar se têm relação com os eventos meteorológicos. O estado registra 134 desaparecidos e 339 feridos.

Quem são e onde ocorreram as mortes pelas chuvas no RS

Há, ainda, 201,5 mil pessoas fora de casa, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil. Desse total, são 47,6 mil em abrigos e 153,8 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos). Dos 497 municípios gaúchos, 385 relataram problemas relacionado ao temporal, com 1,178 milhão pessoas afetadas.

Leia também

“Temos que escolher quem salvar”, diz policial de SC que atua no resgate das vítimas no RS

Continua depois da publicidade

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar