Depois do jornal britânico Daily Mail, chegou a vez do estadunidense The New York Times repercutir a reabertura do comércio em meio à pandemia do novo coronavírus no Brasil, utilizando o caso do shopping de Blumenau como exemplo. Na semana passada, a cidade foi um dos assuntos mais comentados do Twitter após o vídeo da reabertura do Shopping Neumarkt viralizar nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Segundo a reportagem do maior jornal dos Estados Unidos, assinada pela Reuters, as imagens feitas em Blumenau revelam falhas na América Latina sobre como enfrentar a pandemia, que ainda não atingiu a pior fase no Brasil. A matéria exemplifica: Blumenau possuía 98 casos de coronavírus no dia da reabertura do comércio, em 22 de abril e, quatro dias depois, segundo dados da prefeitura, os números subiram 70%.
O prefeito Mário Hildebrandt foi ouvido e lamentou o ocorrido no shopping, mas explicou o mesmo dito ao Santa, que o aumento é reflexo do maior número de testes aplicados na população e o decreto estadual de flexibilização de atividades anterior ao da semana passada. O conteúdo também cita falas do presidente Jair Bolsonaro, como a "gripezinha" e o "e daí?", quando questionado sobre as mortes por Covid-19 registradas na terça-feira (28).
Blumenau é utilizada como exemplo do que pode acontecer em caso de retorno desenfreado de setores. A reportagem também aborda a situação do México. Clique aqui para ler a matéria completa do The New York Times.
Continua depois da publicidade