O farmacêutico Caio Roberto Salvino, de Lages, foi contemplado com a Comenda do Mérito Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia (CFF), relativa à contribuição para a profissão e população brasileira durante os anos de pandemia (2021 e 2022). A solenidade de entrega foi realizada em Florianópolis, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), a convite do deputado Marcius Machado. A homenagem é oferecida a profissionais farmacêuticos atuantes nas mais variadas áreas.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
— Esta é a mais importante honraria da profissão farmacêutica em nosso país, e a indicação do Caio é merecida, pois com seu trabalho durante os anos pandêmicos conquistou visibilidade ao prestar um serviço essencial para a sociedade — destaca a farmacêutica Hortência Müller Tierling, Conselheira Federal por Santa Catarina.
Empresária lageana leva protagonismo feminino para a maior feira do agro da América Latina
Para Caio, ser lembrado para receber a maior honraria de sua profissão, a qual exerce há mais de 30 anos, é consolidar uma história de muita dedicação e estudo.
Continua depois da publicidade
— Essa comenda se deu por minha atuação durante a pandemia. Ser considerado um dos mais importantes bioquímicos do país naquele período tão difícil, é muito valioso para mim. Estive na linha de frente ao lado da minha equipe. Realizamos centenas de milhares de exames dentro do centro de triagem de Lages, como também nas unidades do Laboratório Saldanha. Não nos amedrontamos, em nenhum momento. Nunca imaginei que aquela dedicação me traria esse reconhecimento — ressalta ele.
Segundo o farmacêutico, a sensação de ter ajudado a tantos colegas e médicos do Brasil e também fora do país foi incrível e inesquecível.
Leilões de gado prometem movimentar o Parque Conta Dinheiro neste sábado em Lages
— Foram centenas de videoconferências e outras centenas de lives mostrando o que estava sendo publicado sobre diagnóstico. O mais importante protocolo de exames de prognóstico saiu de nosso laboratório, e foi aplicado em muitos municípios brasileiros, e de outros países também. Isso me deixa honrado e com o senso de dever cumprido, porque sempre andei na direção da evolução como profissional e pela aplicabilidade da ciência em meu laboratório. Isso gera uma qualidade ímpar no diagnóstico laboratorial em Lages — comenta.
Caio diz que os anos se passaram, mas as experiências vividas na pandemia sempre ficarão na memória de todos.
Continua depois da publicidade
— Hoje tenho muito a agradecer, principalmente aos profissionais que atuaram no laboratório durante os anos de pandemia, doando vida às vidas que ajudamos a salvar, seja fazendo diagnóstico etiológico correto, seja fazendo exames de prognóstico, seja fazendo exames de acompanhamento terapêutico — conclui.
Veja fotos da entrega da honraria
Leia mais
Entrevero Summit 2024 já tem data para acontecer em Lages
VÍDEO: Loja da Havan em Lajeado é inundada durante chuvas no RS