A 104ª Festa de São João, realizada no município de São João do Itaperiú que, com cerca de quatro mil habitantes, deve reunir mais de 10 mil pessoas, entre a comunidade e devotos da igreja católica, durante os três dias de evento, que começa nesta sexta-feira (21) e vai até domingo (23). A festa, realizada desde 1916, é em homenagem ao padroeiro da cidade, São João Batista.
Continua depois da publicidade
Estão programadas atrações como shows regionais, gastronomia local, exposições agrícolas, sorteio de um terreno avaliado em 50 mil reais, parque de diversões, novenas religiosas, além de show pirotécnico durante a queima da tradicional fogueira, que este ano está com 33 metros de altura e será acesa no dia 22 às 23 horas.
– Nos últimos anos temos nos dedicado mais em organizar e enfeitar a cidade a caráter para a festa. Este ano começamos cedo, a fogueira já está pronta e a cidade enfeitada e, como sempre, esperamos de braços abertos aos devotos e festeiros de São João Batista e aos turistas que vem prestigiar esta grande festa – diz o prefeito da cidade, Clézio José Fortunato.
As novenas religiosas ocorrem na Igreja Matriz São João Batista, no Centro todas as noites às 19h30 horas, até o sábado. Já a Missa da Festa ocorrerá no domingo, às 10 horas.
Os bailes serão realizados no Centro de Eventos Euclides Raul Monteiro, de acordo com a programação abaixo:
Continua depois da publicidade
– Sexta-feira (21), shows com as bandas Furacão da Vaneira, Explosão e Portal Gaúcho. Entrada gratuita até às 23h.
– Sábado (22), shows com as bandas Porto do Som, San Remy e Sorriso Lindo.
– Domingo (23), último dia da festa com as bandas Sangue Latino, Karisma, Grupo HG e Marcação, com entrada gratuita até às 18 horas.
Sobre o dia de São João
O dia de São João é comemorado em 24 de junho e festas ocorrem em diversas localidades catarinenses.
São João é conhecido como o Santo Festeiro e as festas juninas marcam a data com danças e pratos típicos. Alguns símbolos bastante conhecidos nessas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, entre outros.
Continua depois da publicidade