Desde 1967, a cada início de ano, a história se repete. Os olhares dos aficionados por tecnologia se voltam para a Consumer Electronics Show (CES) em busca de novidades e tendências que ditarão o rumo – até o próximo janeiro, pelo menos. Tanta atenção se justifica pelos números: a edição deste ano da feira, que começou ontem e vai até sexta-feira, em Las Vegas (EUA), reúne cerca de 3 mil expositores e 150 mil visitantes – 35 mil deles de fora dos mercado norte-americano.

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Sem grandes lançamentos previstos, como ocorreu em anos anteriores, com a apresentação do Blu-Ray e do videogame Xbox, por exemplo, as atrações este ano se concentram na consolidação de algumas tecnologias já conhecidas, mas que agora devem ganhar o mercado, especialmente no segmento de TV.

As principais tendências nas telas são a resolução Ultra HD (que tem quatro vezes o número de pixels da Full HD) e o sistema de iluminação Oled, que foram exibidos em 2012. Isso direcionou a busca por novidades para outras áreas.

A LG, por exemplo, embutiu o NFC (Near Field Communication), comunicação sem fio de curta distância, em seus aparelhos. Assim, bastará aproximar da TV um smartphone equipado com a mesma tecnologia para permitir a troca de arquivos entre os equipamentos. A Panasonic apresentou TVs com tela inicial personalizável, como se fosse a de um computador.

Assim, o usuário poderá organizar como quiser o conteúdo de sua televisão inteligente – como vídeos, fotos e programas de TV. Outras inovações exibidas no primeiro dia da CES 2013 incluem de acessórios que impermeabilizam celulares a aparelhos de som e automóveis com sofisticados sistemas de automatização. Complementos de tablets também foram destaque.

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