O 10° Congresso Brasileiro de Jornais (10º CBJ), maior evento da indústria jornalística do país, começou nesta segunda-feira, em São Paulo, apostando na inovação para fortalecer os veículos de comunicação no país.

Continua depois da publicidade

Organizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), o evento tem como tema “ruptura, inovação e avanço” e vai apresentar, até o fim da tarde de terça-feira, um conjunto de medidas que passará a ser adotado pelos principais periódicos do Brasil.

As iniciativas incluem uma campanha a ser veiculada nos 130 títulos filiados à ANJ e um novo posicionamento em relação ao mercado publicitário – com a criação de uma ferramenta digital para facilitar a venda unificada de anúncios nos 10 maiores sites jornalísticos brasileiros.

Leia todas as notícias de Zero Hora

Continua depois da publicidade

Na abertura da conferência, o presidente da ANJ, Café Lindenberg Neto, reforçou a crença no jornalismo de qualidade.

– A indústria jornalística brasileira vive um momento especial na sua trajetória, diante de grandes desafios. Ao longo do congresso, veremos e debateremos o que os jornais estão fazendo para inovar e avançar. Temos uma missão importante na sociedade e precisamos de empresas saudáveis e prósperas para cumprir essa missão – disse Café.

A palestra de abertura foi ministrada pelo publicitário francês Jean-Marie Dru (foto), presidente da TBWA, uma das maiores redes de agências de publicidade no mundo. Dru falou sobre a necessidade de inovar para superar desafios e manter a relevância dos jornais no mundo atual.

Continua depois da publicidade

– Não se pode afirmar que o jornal em sua forma impressa tem um futuro ruim. A questão é inverter a lógica e pensar primeiro no digital, depois no papel, como coisas que se complementam. Já não há mais a distinção entre o mundo analógico e o digital – afirmou Dru.