Crianças e adolescentes de Santa Catarina puderam dar um passo adiante no sonho de ingressar na Escola Bolshoi, considerada a maior de dança do Brasil. Em seletiva que ocorreu na quadra da Escola de Samba Consulado em Florianópolis, nesta quarta-feira (16), mais de 70 meninos e meninas tiveram a oportunidade de mostrar o seu melhor para os professores da instituição. O resultado deve ser divulgado já nesta sexta (18).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

Nesta pré-seleção, os profissionais do Bolshoi analisaram as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biotipo, além da capacidade de praticar dança na barra e uso das sapatilhas de ponta. 

— Usamos exercícios básicos e lúdicos como saltar, encostar as mãos nos pés sem dobrar os joelhos e outros inerentes ao desenvolvimento da dança — explica Sylvana Albuquerque, coordenadora do processo seletivo e uma das avaliadoras sobre o potencial das crianças para praticarem o Método Vaganova, utilizado para o ensino de dança clássica na instituição. 

Os candidatos aprovados e nascidos entre 2012 a 2014 irão concorrer com postulantes de todo o Brasil a uma bolsa de estudos 100% gratuita para o curso de Dança Clássica da Escola Bolshoi, em Joinville. A etapa será nos dias 6 e 7 de outubro e já conta com participantes dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e também da Argentina.

Continua depois da publicidade

Bailarino formado na Escola Bolshoi em Joinville é contratado por balé do Canadá

Já os candidatos nascidos de 2006 a 2012 participarão da Chamada Especial, que é a etapa final de seleção e uma imersão dentro da Escola Bolshoi, com aulas durante uma semana, no período de 25 a 29 de setembro deste ano.

Processo seletivo avaliou as habilidades físicas e artísticas dos candidatos (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom/Governo de SC)

Estrutura Bolshoi

Com um complexo escolar formado por salas de balé, estúdios de música, ateliês, núcleos de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos, os cerca de 6 mil metros quadrados da instituição são destinados a dedicação quase integral ao ensino da dança e da arte.

Crianças de Joinville ganham espaço em nova turma do Bolshoi: “o balé é minha vida”

Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.

*Sob supervisão de Éder Kurz.

Leia também

Bolshoi vira marca de edifício residencial de luxo em Joinville

Como o Festival de Dança de Joinville se tornou o maior do mundo

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade