O crescimento econômico das últimas décadas no Vale do Itajaí está intimamente atrelado ao segmento têxtil e de confecções na indústria da região. Entre maior abertura comercial, competição forte com produtos da China e mudanças no comportamento do consumidor, as empresas de Blumenau e arredores conseguiram se manter resilientes e focar na qualidade e inovação dos produtos, mantendo a geração de empregos e renda da região.
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Um dos cases de sucesso, com grande influência e relevância no setor têxtil do Vale é o Grupo Kyly – a maior empresa de vestuário infantil do país. A trajetória do Grupo Kyly iniciou em 1985, na garagem de casa em Blumenau, pelo então jornalista e professor, Salézio José Martins, em conjunto com a esposa Claudete.
Com um tear batizado carinhosamente de “ligeirinha”, a família Martins iniciou a vida empreendedora. Dois anos depois, a empresa se instalou em Pomerode, após a compra de mais equipamentos para produção de malha e peças confeccionadas. Em 1995, a marca própria foi batizada de Kyly, nome escolhido pelo apelido da filha do casal.
Maior do Brasil é catarinense
A empresa, considerada a maior do ramo de vestuário têxtil infantil do Brasil, atua no mercado interno e externo, na busca de ampliar ainda mais seu nicho e alcançar mais clientes. O Grupo Kyly produz 30 milhões de peças por ano, nas diversas marcas.
A Kyly veste desde bebês até o tamanho 18; a Milon veste bebês até o tamanho 14; a Nanai veste meninas do tamanho 1 ao 14; a Amora possui peças cheias de estilo para meninas do tamanho 12 ao 20; a Lemon conta com peças para meninos dos 12 aos 20 e a Lemon Kids, última a ser lançada, foi pensada para meninos entre os tamanhos 1 e 14.
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O Grupo está presente em mais de 11 mil pontos de vendas multimarcas em todo o Brasil; e também no franchising com a rede de lojas Milon, onde tem projeção de chegar a 80 operações até o final de 2021.

— Estamos presentes, através do canal multimarcas, em mais de 11 mil pontos de vendas no Brasil, além de 75 operações de franquias da marca Milon, exportação, e-commerce próprio e marketplaces, com as nossas seis marcas — destaca o Diretor Executivo Comercial e de Marketing, Claudinei Martins.
No primeiro trimestre deste ano, o Grupo assinou contrato de parceria com a empresa mineira Mania Jeans, especializada na fabricação de jeans infantil. A meta é oferecer uma solução completa de confecção infantil e juvenil para o mercado, com peças em malha, tecido plano e agora também em jeans.
Investimento em tecnologia e valorização dos colaboradores
A empresa é verticalizada e possui uma unidade de negócio, a Fiação Fio Puro, considerada uma das mais modernas da América Latina. A fiação foi inaugurada em dezembro de 2019, resultado de um investimento de R$ 40 milhões.
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Com tecnologia de ponta e seleção rigorosa de matérias-primas, todas as etapas de fabricação do Grupo Kyly são realizadas internamente, visando mais qualidade e controle nos processos.
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Ao todo são mais de 2.600 colaboradores, divididos na matriz, fiação e quatro unidades de costura situadas nas cidades de Pomerode, Indaial, Rodeio e Taió. A história dessa marca envolve a valorização da produção, mas também dos funcionários, com ações de bem-estar e qualidade de vida.
— É através de cada colaborador que se reitera o compromisso de um trabalho idôneo, ético e de respeito e se coloca em prática o propósito de encantar e facilitar a vida das pessoas — conclui Claudinei.
Confira o especial Vale de Transformações.
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