A programação do aniversário de 173 anos de Joinville, neste sábado (9), terá o maior chineque do mundo, com 10 metros de cumprimento. A atividade acontece a partir das 10h, durante o Joinville Faz Bem, evento da NSC TV, no Museu da Arte Joinville (MAJ).
Continua depois da publicidade
Clique para entrar na comunidade do WhatsApp
A ideia é de Robson Fernandes, criador da página “ÉÉÉguaaa Joinville”, conhecida por fazer memes com o chineque, alimento que é símbolo de Joinville. A proposta então ganhou parceria da rádio Atlântida, da NSC; e da panificadora Keunecke.
— A gente já via que outras cidades tinham, normalmente, aquele bolo gigante. Eu pensei: por que não fazer o chineque? É algo típico, nosso, algo tradicional da cidade de Joinville — explica.
Veja fotos do chineque
Continua depois da publicidade
Carla Regina, gerente comercial da Keunecke, terá a responsabilidade de produzir o chineque gigante, que terá o sabor de farofa. Ela conta que entre os principais desafios estão a produção no forno. Mas, mesmo assim, afirma que nos testes foi possível aumentar o doce e manter o sabor do tamanho tradicional.
— A expectativa para o evento está quase do tamanho da chineque. Estamos curiosos para ver como esse chineque ficará. Com certeza terá a qualidade e é certo o sucesso desse evento — pontua.
Projeto quer transformar chineque em patrimônio cultural de Joinville
O Joinville Faz Bem acontece das 10h às 18h, no MAJ, e é totalmente gratuito e aberto à comunidade. A previsão é de que a distribuição do chineque gigante aconteça por volta das 14h.
Leia também
Nove pessoas são denunciadas à Justiça por esquema de corrupção no Detran de SC
Veleiro-escola do Uruguai construído em 1930 vem a SC pela primeira vez; visita será gratuita
Empresa investe R$ 20 milhões e quer aumentar vagas de emprego no maior bairro de Joinville