Os meses de maio e junho devem ter mais chuvas e temperaturas acima da média em Santa Catarina. É o que aponta a previsão da Epagri/Ciram para os próximos meses. A principal razão para essa mudança climática é a presença do fenômeno El Niño.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Epagri/Ciram, até julho deste ano, as regiões Oeste e Meio-Oeste devem receber chuvas que variam entre 130 mm e 170 mm mensais. Já no Planalto e no Litoral, esses valores devem ficar entre 90 mm e 110 mm. Frentes frias devem ser as principais responsáveis pela incidência de chuvas nessa época do ano.

Para quem navega, o período também exige atenção. A Epagri/Ciram diz que a ocorrência de ciclones extratropicais deve ser mais frequente no litoral, desde o Uruguai até Santa Catarina. Com isso, há risco de vento intenso e mar agitado, causando perigo para as embarcações.

"Veranico" de maio

O boletim aponta que a temperatura deve ficar um pouco acima da média e com alguns dias tendo temperaturas acima dos 30 °C, também por causa do El Niño. As cidades mais quentes do Vale do Itajaí e do Litoral estão entre as que podem registrar as temperaturas mais altas, principalmente no mês de maio, os chamados "veranicos".

No entanto, como o El Niño deve ser fraco, a tendência é de que frentes frias consigam se aproximar, derrubando as temperaturas e causando alguns dias frios. Nesses dias, também pode ocorrer geada nas cidades localizadas em pontos de maior altitude em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade