O movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. objetivo do movimento é uma ação coordenada entre poder público e a sociedade civil.
Continua depois da publicidade
A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortos, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo, mobilizar seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.
Assim podemos acreditar que um dos problemas relacionados às infrações de trânsito pode estar na interiorização das leis e regras de trânsito pelo condutor, e quanto maior a aceitação da lei pelo ser humano, que a vê como uma restrição justificável e com objetivo predominantemente de prevenção, maior a chance de cumprimento da mesma. Isto significa fortalecer sua conduta consciente no trânsito, porque, de nada adianta, se o condutor ler a frase, “Se dirigir não beba, se beber não dirija”, se a mesma não for incorporada no comportamento do motorista!