Dois tempos totalmente diferentes, placar igual. Em uma partida movimentada apenas na segunda etapa, Atlético-Ib e Figueirense ficaram no 1 a 1 no Estádio Hermann Aichinger. O time da casa saiu na frente no início da etapa complementar com Rodrigo Couto, mas a expulsão do atacante Brasão fez o Furacão crescer. O Alvinegro empatou com Marcos Assunção, de falta, e chegou a ter a chance de definir a partida, mas Lúcio Maranhão desperdiçou uma cobrança de pênalti nos acréscimos.
Continua depois da publicidade
>>> Veja como foi a cobertura minuto a minuto da partida
Calor deixa partida lenta
O forte calor influenciou diretamente o andamento da etapa inicial, que foi marcada pela lentidão das duas equipes e por poucas chances de gol. A primeira delas aconteceu por volta dos 10 minutos. Dudu fez fila e foi derrubado quase na linha da área – cartão amarelo para Claiton e grande chance para Marcos Assunção. No entanto, o camisa 20 carimbou a barreira na cobrança. A oportunidade foi a única do Furacão nos 45 minutos iniciais.
Continua depois da publicidade
O Atlético-Ib levou mais perigo. Embora apostasse claramente em cruzamentos, que não tiveram sucesso devido ao bom desempenho dos zagueiros Thiago Heleno e Marquinhos, foram em dois contra-ataques que o time assustou.
Aos 40, Brasão recebeu lançamento em posição irregular, invadiu a área e bateu cruzado. Tiago Volpi conseguiu espalmar para escanteio. Oito minutos depois, já nos acréscimos, novamente Brasão chutou. A bola bateu na zaga do Figueira e sobrou para Matheus Guerreiro na entrada da área. Sem deixar a bola cair, o camisa 11 chutou com classe, tirou do alcance de Volpi, mas acertou a trave. O lance foi o último da primeira etapa.
Segundo tempo cheio de emoções
O Atlético-Ib manteve a pressão do final da primeira etapa na segunda. E precisou de apenas um minuto para ir às redes. Pelo lado esquerdo, Cappa deu bom lançamento para Rodrigo Couto. O meio-campista recebeu em condição duvidosa, matou a bola e finalizou sem chances para Tiago Volpi. Como o bandeirinha não assinalou impedimento, a equipe de Ibirama saiu na frente do placar.
Continua depois da publicidade
A resposta do Figueira veio prontamente. Logo na saída de bola, Assunção arriscou quase do meio de campo e acertou o travessão. No entanto, a chance foi a única do Furacão nos minutos seguintes. O marasmo do time obrigou Vinícius Eutrópio a reformular totalmente o setor ofensivo, com as entradas de Éverton Santos e Lúcio Maranhão nas vagas do atacante Ciro e do volante Luan, respectivamente.
A situação ficou mais difícil para o Atlético-Ib aos 21 minutos, quando Brasão invadiu a área, passou pelo primeiro zagueiro e se jogou na área. O árbitro não caiu na simulação do camisa 9 e o puniu com o segundo amarelo na partida.
Apesar das mudanças no ataque e da vantagem no número de jogadores, o Figueira seguia dependente de Assunção para criar. Aos 27, o volante acertou um lançamento na cabeça de Dudu, que finalizou no travessão. Cinco minutos depois, o camisa 20 teve nova oportunidade em falta sofrida por Wesley. Se no primeiro tempo Assunção acertou a barreira, no segundo foi às redes. O goleiro Maicon até chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o empate.
Continua depois da publicidade
O Figueira cresceu depois do gol e teve ótima chance aos 36. Jajá errou na saída de bola e deu de presente para Éverton Santos. O camisa 17 tentou driblar o goleiro e não conseguiu. Maranhão ficou com a sobra, fintou Maicon e bateu por cima do gol.
Apesar de ter 10 homens em campo, o Atlético-Ib não desistiu e teve uma boa sequência aos 39 minutos. No entanto, a estrela de Tiago Volpi brilhou. Primeiro, o goleiro pegou um chute de longe de Cappa. Depois, fez milagre em cabeceio de Jajá.
Quando a partida se encaminhava para o empate, o zagueiro Claiton derrubou Lúcio Maranhão dentro da área. O próprio jogador assumiu a responsabilidade da cobrança, mas o goleiro Maicon caiu no canto direito e defendeu.
Continua depois da publicidade
FICHA TÉCNICA
Gols: Rodrigo Couto, ao 1ºminuto do segundo tempo, e Marcos Assunção, aos 33 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Claiton e Brasão (A); Dudu, Thiago Heleno e Marcos Assunção (F).
Arbitragem: Rodrigo D’Alonso Ferreira, auxiliado por Éder Alexandre e Diego Leonel Félix
Local: Estádio Hermann Aichinger, em Ibirama