O plano de sucessão de Carlos Slim Helú, magnata mexicano dono de um império de telecomunicações estimado em R$ 500 bilhões, favorece, principalmente, os filhos homens e os genros. As três filhas mulheres dele, apesar de se desenvolverem nas empresas do pai, focam nas áreas de educação e filantropia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conforme as informações do La Nacion, o bilionário é o 14º mais rico da lista da Forbes. Ele chegou a ser o homem mais rico do mundo entre 2010 e 2013, mas foi desbancado por Bill Gates. A fortuna foi feita especialmente nas telecomunicações e TI — Helú é dono da Telmex, gigante mexicana do setor. Mas ele também investe em outras áreas: indústria, transporte, construção, setor imobiliário, redes de varejo, setor financeiro, energia, mineração, saúde, esportes e mídia (Slim é o terceiro maior acionista do New York Times).
Privilégios para os homens da família
Os cargos de gestão das empresas caem para os homens da família. O filho mais velho, Carlos Slim Domit, é diretor da Telmex. Os irmãos mais novos Marco Antonio e Patricio, estavam prestes a assumir posições estratégicas no conglomerado.
Enquanto isso, as três filhas do bilionário, Soumaya, Vanessa e Johanna, apesar de também se desenvolverem nas empresas do pai, focam principalmente nas divisões de educação e filantropia.
Continua depois da publicidade
O plano de sucessão privilegia também os genros (maridos das filhas), segundo Mario Maldonado, jornalista, colunista do El Universal e diretor do El CEO, que investigou a rede de empresas e negócios do bilionário. Eles ocupam cargos de gestão no império mexicano.
— No México, ainda exista muito desta cultura um tanto sexista de Conselhos de Administração em que a maioria dos gestores são homens — afirma Maldonado.
Filhos, netos e genros ocupam posições de poder
Carlos Jr. é, atualmente, presidente dos Conselhos de Administração da América Móvil, Grupo Sanborns, Telefonos de México, Grupo Carso, Promotora Musical e US Commercial Corp.
Marco Antonio trabalha como presidente do Conselho do Grupo Financiero Inbursa, Inversora Bursátil, Seguros Inbursa, Promotor de Desenvolvimento e Emprego na América Latina e do Instituto de Saúde Carlos Slim.
Continua depois da publicidade
Já Patricio é diretor do Grupo Sanborns, CCO da Telmex, presidente da Ferrosur, vice-presidente dos conselhos da América Móvil e do Grupo Carso.
Entre as filhas mulheres de Helú, Soumaya é vice-presidente do Museu Soumaya, fundado em 1994 por iniciativa da mulher do bilionário, uma amante das artes falecida cinco anos após a inauguração por problemas renais.
Vanessa é presidente da Associação de Melhoramento para o México e América Latina e dirige os programas de bem-estar da Fundação Carlos Slim e da Fundação Telmex.
Por fim Johanna, a caçula da família, é diretora do Programa de Educação Inicial da Fundação Carlos Slim e membro do Conselho de Administração do Grupo Sanborns.
Continua depois da publicidade
Leia também
Gigante catarinense de proteína animal tem prejuízo bilionário em 2023
SC registra quinta maior renda média por pessoa do país; veja ranking
Lucro da Engie Brasil Energia cresce 24% e chega a R$ 3,42 bilhões