O maestro e oboísta Alex Klein, idealizador e diretor artístico do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC), está promovendo uma campanha de arrecadação online para viabilizar a participação de 22 alunos de países da África na próxima edição do festival, que ocorrerá entre os dias 12 e 25 de janeiro, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os jovens já integram projetos socio-orquestrais em seus países e podem ter a oportunidade de ampliar ainda mais os conhecimentos musicais e culturais com a participação no FEMUSC. Para Alex Klein, esta é uma oportunidade única de celebrar a diversidade cultural e enriquecer as trocas artísticas no maior festival-escola de música clássica da América Latina.

Festival de Música de SC bate recorde de inscrições com mais de 1,7 mil músicos

Os alunos musicistas são dos países de Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, e foram aceitos para aulas de instrumentos como violino, viola, contrabaixo, trompete, trombone, percussão e canto lírico.

Continua depois da publicidade

O Governo de Moçambique, afirma o maestro, já se comprometeu em financiar quatro passagens aéreas e um empresário de Guiné Bissau também está contribuindo com outras três. Até agora, sete passagens estão garantidas para os alunos, mas ainda é necessário arrecadar mais fundos para garantir a vinda dos demais músicos.

Em Jaraguá do Sul, além das aulas no festival com professores renomados, os músicos africanos poderão se estabelecer nos alojamentos para os alunos do FEMUSC e terão alimentação garantida.

A vaquinha online está disponível no site Go Fund Me e qualquer contribuição ajudará a proporcionar aos jovens a oportunidade de vivenciar esta experiência no Brasil.  

Saiba mais sobre o FEMUSC

O FEMUSC chega em 2025 a 20ª edição como o maior festival-escola de música clássica da América Latina, sempre ocorrendo em Jaraguá do Sul no mês de janeiro, tendo o teatro da SCAR como palco principal.

Continua depois da publicidade

Vai contar com a participação de 600 músicos, sendo 350 alunos. Para a próxima edição, o festival prepara uma homenagem para a cantora Elis Regina, que completaria 80 anos em março de 2025.

Leia mais

Como cidade de SC investe em música para tornar economia bilionária

Saúde, segurança e educação: os pedidos de empresários aos candidatos de Jaraguá do Sul