Mães de Joinville que ainda amamentam seus bebês têm um encontro especial neste sábado, 1º de agosto, no Parque Zoobotânico. No local acontece o 2º Mamaço de Joinville, evento que integra a Semana Mundial da Amamentação (de 1º a 7 de agosto) e tem como tema Amamentação e Trabalho: para dar certo o compromisso é de todos.

Continua depois da publicidade

A programação começa às 10 horas com um piquenique de confraternização, gincana e concurso de cartazes entre equipes das unidades de Atenção Básica de Saúde de Joinville.

A iniciativa do 2º Mamaço é do Núcleo de Apoio Técnico da Secretaria da Saúde e do Grupo de Tutores da Rede Amamenta e Alimenta, integrada por 20 servidores sob a coordenação da médica Fátima Mucha e da nutricionista Janine Guimarães.

– Reunimo-nos mensalmente para avaliar e estabelecer ações de conscientização e fomento ao aleitamento materno – explica Fátima Mucha – O ideal é que 100% das mães amamentem seus bebês pelo menos até o sexto mês – enfatiza.

.::Você comeria aqui? Ensaio ironiza orientação para que mães amamentem bebês em banheiro::.

Continua depois da publicidade

A nutricionista Janine Guimarães explica que a amamentação precisa ser encarada como um dos atributos que caracterizam a maternidade como um bem social compartilhado.

– Portanto deve ser compreendido como um processo político e social, porque é um ato compartilhado e regulado pela sociedade que imprime sua ideologia. É uma opção da mulher, determinada por suas condições concretas de vida – enfatiza.

A Hora do Mamaço é um movimento que ganhou força há três anos quando uma mãe foi advertida que não poderia dar de mamar a seu bebê em local público na cidade de São Paulo. O episódio desencadeou um movimento nacional pela liberdade de amamentação em qualquer espaço público. Em Joinville, o 1º Mamaço foi realizado em rua do lazer do Programa Joinville em Movimento, dia 3 de agosto e reuniu cerca de 50 mães.

Para este ano, esperamos uma mobilização maior – diz a médica Fátima Mucha.

A programação no Parque Zoobotânico está tendo apoio da Maternidade Darci Vargas, do Programa Mama Nenê da Secretaria de Educação, da Revista Babies e do Conselho Municipal de Saúde.

Continua depois da publicidade

– O tema central da proposta é estimular a amamentação em ambiente público – explica a médica.

O evento também integra a Semana Mundial de Aleitamento Materno, instituída em 1992 pela Organização Mundial da Saúde e que ocorre anualmente na primeira semana de agosto. No Brasil, a Hora de Mamaço é uma iniciativa oficial da AMS Brasil (Aleitamento Materno Solidário).