Procurando estratégias para driblar o incômodo que João Freitas Kattah, de seis meses, estava sentindo com o nascimento dos seus primeiros dentes, a mãe, Danielle Kattah, resolveu dar ao bebê um picolé feito de leite materno.

Continua depois da publicidade

– Li que o picolé de leite materno era bom para aliviar o calor e também podia ajudar a anestesiar um pouco a gengiva -, afirma Danielle em entrevista ao site Mulher Uol. A mãe dá o sorvete ao filho quando ele está muito irritado ou quando o dia está muito quente, e ressalta que não deixou de amamentá-lo nem diminuiu as mamadas durante o dia.

Assim como Danielle, Carina Batista Melo também prepara picolés com seu leite para a filha, Alice, cinco meses. Ela tirou a ideia do GVA (Grupo Virtual de Amamentação), do qual faz parte e diz que seu bebê adora.

A posição de especialistas

Continua depois da publicidade

Alguns especialistas não recomendam o picolé de leite materno. O problema, segundo eles, não está na matéria-prima em si nem na baixa temperatura, mas no manuseio e armazenamento do leite. A pediatra Ana Bela Roitman, que acompanha João, alerta para os riscos.

– É preciso seguir alguns cuidados, como descartar as sobras em caso de o bebê não tomar o picolé inteiro, não dar com muita frequência, de uma a duas vezes por dia, no máximo, para evitar superalimentação, e ter cuidado com a esterilização do recipiente que vai conter o picolé -, afirma.

Para a enfermeira Natália Turano, do Grupo de Apoio de Aleitamento Materno do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o processo de congelamento do leite deve ser impecável. Segundo orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o leite deve ser guardado sempre em potes de vidro por até 15 dias no freezer, sem perder suas propriedades nutricionais, e “como não há formas de vidro para picolé nem uma maneira segura de esterilizar formas de gelo ou de plástico, então não é possível fazer picolés de leite materno com segurança”.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o site Mulher Uol, não há estudos sobre o tema. Por isso, sobram controvérsias quando o assunto é oferecer o leite materno de um jeito diferente da forma tradicional. Especialistas recomendam um banho para refrescar e relaxar o bebê.