Um incêndio na noite de domingo (2) matou uma criança de dois anos em Governador Celso Ramos. Os motivos ainda são obscuros e o local está isolado para uma perícia. Poderia se dizer que no incêndio, a família de Lucimara Moreira dos Santos perdeu tudo.

Continua depois da publicidade

Na verdade, ela perdeu mais que tudo. Perdeu o filho, Kaleber Moreira dos Santos, que agora vive na figura de seu irmão gêmeo, que escapou do fogo salvo pelo irmão e pelo pai. Após a tragédia, ela tem um desafio: cuidar de outras nove crianças, sem ter nada. As únicas posses são as roupas do corpo.

A vida não era fácil antes do incêndio. A família Moreira dos Santos não encontrava casa para alugar, já que os locadores recusavam aceitar as 12 pessoas em seus imóveis. O marido trabalhava de gari até o ano passado, quando acabou a administração. Agora tinha um emprego inconstante na salga de peixes, onde o dinheiro só aparece quando há pesca.

O filho mais velho, de 20 anos, também ajudava como garçom em um hotel, mas havia perdido o emprego.

Continua depois da publicidade

– Tudo que ele ganhava, ele dava para os gêmeos, ele era irmão e também um pai – conta Lucimara.

Agora o mais velho guarda as cicatrizes do fogo e da perda de um dos irmãos. Se recusa ir ao médico como o pai que precisou de pontos após ter arrombado a porta para salvar as crianças. Lucimara conta que o fogo começou no quarto onde estava Kaleber, enquanto as outras crianças estavam na sala, vendo televisão.

A televisão, bem como a geladeira e o rádio eram as únicas posses da família. Toda a mobília da humilde casa era da locadora. Eles não sabem como vão pagar o prejuízo.

Continua depois da publicidade

Procura de uma nova morada

Antes mesmo da tragédia, a família dependia de programas sociais para a sobrevivência. Agora até a mulher do prefeito está ajudando na procura de um local para que os Moreira dos Santos possam morar. Eles estão em casa de parentes, que mal comportavam as pessoas que viviam antes lá. Agora são duas camas para as 12 pessoas. Hoje provavelmente eles já se mudam para uma casa nova.

A prefeitura conseguiu um novo lar na estrada geral de Governador Celso Ramos, onde o município pagará o aluguel. A população também se envolveu e começou a doar comida para a família.

Outro grande problema são as roupas. Todos estão usando as mesmas de domingo e uma das filhas precisou até ganhar uma sandália, já que saiu descalça enquanto sua casa pegava fogo.

Continua depois da publicidade

Para ajudar

Por algum tempo, a família vai precisar de ajuda. Quem quiser doar roupas, comida, móveis, brinquedos e fraldas, basta entrar em contato com os assistentes sociais de Governador Celso Ramos pelo telefone (48) 3262-2538.