Uma criança de um ano de idade foi encontrada embaixo de escombros após a casa em que ela estava ser atingida por um deslizamento, em Timbó. O bebê estava no quarto e acabou sendo achado pela própria mãe, que foi até o cômodo ao ouvir um estrondo na tarde desta quarta-feira (4). Moradores conseguiram resgatar o menino e, por sorte, ele sofreu apenas ferimentos leves.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Quando os bombeiros chegaram ao local no bairro Tiroleses, por volta das 13h30min, a criança já estava sendo atendida por uma equipe médica e uma enfermeira de um posto de saúde próximo à residência. Aos socorristas, a mãe do bebê contou que estava na sala da casa em que os dois moram no momento em que escutou o barulho vindo do quarto.

Ela encontrou o filho já embaixo dos escombros. Imagens feitas pelos profissionais de Timbó mostram que o deslizamento de terra atingiu o fundo de duas casas, derrubando paredes e danificando móveis e telhados (veja abaixo).

Fotos do deslizamento que atingiu casa em Timbó

Continua depois da publicidade

A criança foi resgatada por moradores, com machucados apenas na cabeça e braços. Porém, por estar muito assustado, o bebê acabou sendo levado ao Hospital Oase, em Timbó, onde deve permanecer em observação.

Chuva causa transtornos no Médio e Alto Vale

A chuva intensa que atinge o Médio e Alto Vale do Itajaí desde a madrugada desta quarta-feira (4) provoca alagamentos, deslizamentos e faz ruas virarem rios em algumas cidades. Rio do Sul, por exemplo, entrou oficialmente em situação de enchente nesta tarde, quando o Rio Itajaí-Açu atingiu 7,54 metros.

Já Blumenau deve enfrentar a mesma adversidade a partir das 20h, quando o nível chegar a 8 metros, conforme previsão do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos (AlertaBlu).

Em Rio dos Cedros, a precipitação acumulada chegou a 107,7 milímetros, o que equivale a 107,7 litros de água por metro quadrado. Mirim Doce e Taió, ambas no Alto Vale, também não escaparam do excesso de água da chuva, que ultrapassou a marca de 100 milímetros em 12 horas, provocando mais alagamentos e desmoronamento de terra.

Continua depois da publicidade

Números úteis

193 – Corpo de Bombeiros

199 – Defesa Civil

153 – Guarda Municipal de Trânsito

*Sob supervisão de Jean Laurindo

Leia também:

Cota de enchente nas ruas de Blumenau; veja a lista completa

VÍDEO: Correnteza arrasta carro e o leva para o fundo de rio no Alto Vale