Na última segunda-feira (02), pela primeira vez aconteceu uma cirurgia fetal em Florianópolis. A mesma intervenção, ainda na barriga da mãe, pela qual os gêmeos de Bruna e Thiago Ferreira passaram, foi feita na catarinense Suzany Bitencourt, 30 anos, em julho do ano passado. Ela contou à CBN Diário como foi a recuperação das filhas.
Continua depois da publicidade
Natural e moradora de Jaguaruna (SC), Suzany foi diagnosticada em Tubarão com a Síndrome da Transfusão Feto-Fetal, uma complicação que acontece em 4% das gestações de gêmeos que estão dividindo a mesma placenta, porém em bolsas diferentes. Assim, um bebê recebe mais nutrientes do que o outro.
O procedimento, que perfura bolsa amniótica, útero e placenta, foi feito pela mesma equipe que atuou essa semana em Florianópolis, mas precisou ser feito em São Paulo, porque o quadro estava muito avançado.
Foi a pior notícia da minha vida. Eu podia perder as duas. A única solução para salvar elas era com a cirurgiaSuzany Bitencourt, mãe de gêmeos na primeira gravidez.
Quando fez a cirurgia, em julho de 2018, ela estava com pouco mais de três meses de gestação. Cada uma tinha a aproximadamente 18 centímetros e 200 gramas.
Pouco antes de completar oito meses de gestação, foi diagnosticado que a síndrome estava voltando. A parto foi feito em Florianópolis no dia 31 de outubro de 2018 na Clínica Santa Helena, em Coqueiros, Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Ouça a história, que foi ao ar no Notícia na Manhã:
