Nicolás Maduro prestou juramento nesta sexta-feira como presidente da Venezuela em memória de seu mentor, o falecido Hugo Chávez, em um ato no qual recebeu a faixa presidencial do presidente da Assembleia Nacional Legislativa (o parlamento do país), o também chavista Diosdado Cabello.

Continua depois da publicidade

– Juro pelo povo da Venezuela, juro pela memória eterna do comandante supremo que cumprirei e farei esta Constituição ser cumprida – disse Maduro, ao lado de um quadro gigante de Chávez e com a Carta Magna na mão esquerda.

Maduro também jurou “construir uma pátria independente e socialista para todos e para todas”.

– Pedimos a María Gabriela Chávez (filha de Hugo Chávez) que nos acompanhe e nos ajude nesta tarefa – disse Cabello ao chamar a jovempara junto de si, na solenidade.

Maduro foi eleito nas eleições presidenciais de domingo com 50,8% dos votos contra 49% do líder opositor Henrique Capriles, que pediu uma auditoria ampliada do processo após denunciar diversas irregularidades.

Continua depois da publicidade

Durante a cerimônia de posse, protestos convocados pelos opositores foram realizados em várias áreas de Caracas em rejeição à posse de Maduro. Em resposta aos panelaços da oposição, seguidores do governo lançaram fogos de artifício.