Uma carga de madeira extraída ilegalmente da Amazônia foi apreendida na tarde desta quarta-feira (18) na BR-101 em Itapema, no Litoral Norte catarinense. A carga, com origem de Rondônia, tinha como destino o Rio Grande do Sul, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A apreensão ocorreu durante uma fiscalização na rodovia. Segundo a polícia, ao interceptar a carga, a equipe percebeu que a madeira não tinha os comprovantes de origem florestal do produto, além das notas fiscais.

Crime cinematográfico em Balneário Camboriú gera pânico e PM descobre que era youtuber

No Documento de Origem Florestal (DOF), apresentado pelo motorista, havia uma autorização de transporte da carga, mas para outra carreta, diferente da utilizada no transporte. O documento também dizia que o carregamento era feito para outra rota, que não passava pela BR-101, sendo considerado inválido.

Continua depois da publicidade

Ao todo, de acordo com a PRF, foram apreendidos 19 metros cúbicos de várias espécies diferentes de madeira. O produto foi encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Já o motorista assinou um Termo Circunstanciado por transportar madeira nativa sem licença. A pena é de seis meses a um ano de reclusão, além do pagamento de multa.

Leia também:

Pai e filha mortos durante soterramento em SC são identificados

Após abertura de cratera, trânsito na BR-470 em Indaial deve ficar interditado até domingo