O atual presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou François Bayrou como o novo escolhido para ocupar o cargo de primeiro-ministro do país, na manhã desta sexta-feira (13). A decisão foi feita após a renúncia do último indicado ao cargo, Michel Barnier, que perdeu voto de desconfiança no parlamento francês, sendo obrigado a abdicar da função em 4 de dezembro.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

François é líder do partido centrista Movimento Democrático (MoDem) e já era apontado como um dos favoritos para assumir o cargo como um dos potenciais substitutos. Ele será o sexto primeiro-ministro da presidência de Macron, o quarto só esse ano, algo que nunca aconteceu na V República (terceiro regime político mais duradouro da França, depois da monarquia hereditária e feudal do Antigo Regime e da Terceira República parlamentar).

Quem é François Bayrou?

François é um veterano de 73 anos, que apoiou Macron em 2017, quando decidiu não concorrer a presidência pela quarta vez. Foi prefeito da cidade de Pau (comunidade situada no departamento dos Pirenéus Atlânticos), no sudoeste da França, que fez de suas raízes políticas o centro de sua identidade.

Bayrou já havia sido nomeado como ministro da justiça, por Macron, mas renunciou semanas depois, em meio a uma investigação sobre a suposta contratação fraudulenta de assistentes parlamentares do MoDem. Ele foi inocentado das acusações em 2024.

Continua depois da publicidade

*Com informações do g1

**Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Abraço em Macron e sem sorriso para Milei: como Lula recebeu os líderes mundiais no G20

Macron, presidente da França, vai visitar Itajaí durante agenda internacional