O remador Anderson Nocetti, o Macarrão, 38 anos, é o segundo atleta de Santa Catarina confirmado em Londres-2012. O remador revelado pelo Clube Francisco Martinelli, de Florianópolis, e atualmente no Botafogo (RJ), conquistou neste sábado a 162ª vaga brasileira nos Jogos Olímpicos após garantir vaga na final do skiff simples do Pré-Olímpico das Américas, que se encerra neste domingo, em Buenos Aires, na Argentina.

Continua depois da publicidade

Na semifinal, o veterano remador ficou a frente dos barcos de El Salvador e Peru. Macarrão entra para a história da modalidade no Brasil como único remador a participar de quatro Jogos OLímpicos de forma consecutiva. Em Sydney-2000, o remador ficou em 14º na raia olímpica e herdou a 13ª posição graças a punição de um atleta por doping. Em Atenas-2004, Macarrão venceu a final C e conquistou de fato a 13ª colocação. Já em Pequim-2008, Macarrão ficou com o 14ª lugar.

Neste domingo, Santa Catarina pode garantir mais outras duas vagas. A campeã mundial Fabiana Beltrame rema ao lado de Luana Assis Bartolo na final do Double Skiff peso leve feminino. Elas disputam a final contra outros três barcos e três vagas olímpicas estão em jogo. Outro manezinho, Diego Nazário, atualmente no Botafogo, rema ao lado de Emanuel Dantas na final do Double Skiff peso leve masculino. Assim como Macarrão, Diego também foi revelado pelo Martinelli. O primeiro atleta de Santa Catarina a assegurar presença em Londres foi o velejador Bruno Fontes, no Iatismo, classe Laser.

Continua depois da publicidade