Os macacos, araras e papagaios que vivem no Zoobotânico de Joinville tiveram uma experiência refrescante na manhã desta sexta-feira (21). Os animais receberam picolés de frutas para lidar com o calorão que vem fazendo nos últimos dias na cidade.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Camila Uller de Brito Curvello, veterinária do zoo, explica que, além de reposição hídrica para os bichinhos, a atividade também serve para um “enriquecimento ambiental”. Seja com rolinhos de frutas empanadas ou alimentos que refrescam, a ideia é tirá-los da rotina.
— Animais em cativeiro tendem a ficar estressados, o dia fica monótono. E isso é diferente, relaxa. Portanto, traz qualidade de vida pra eles — afirma.
Por ter o objetivo de trazer entretenimento, Camila diz que este tipo de atividade não é realizado todos os dias. Nesta semana, por exemplo, é a segunda vez que os animais ganham picolé.
Continua depois da publicidade
Geralmente, segundo Camila, o alimento é ofertado em dias mais quentes e mais próximo ao meio-dia, para respeitar o intervalo das alimentações.
Banana, mamão, maçã e água de côco
Os picolés entregues nesta manhã eram compostos por água ou água de côco e variavam entre os sabores de banana, mamão, melancia, laranja e maçã — frutas que já fazem parte da dieta dos moradores do Zoobotânico.

Além disso, os alimentos também continham alpistes. A veterinária Camila explica que o item já faz parte do cardápio dos pássaros, mas os macacos também receberiam os picolés com as sementes.
— Não faz parte da alimentação deles, mas vai instigar a curiosidade. E não faz mal a eles [macacos] se comerem — diz.
Continua depois da publicidade
Atualmente, vivem sete araras e cinco papagaios de diferenfes espécies no local. A sobremesa foi pendurada em barbantes dentro do espaço onde habitam para que pudessem saborear.
Já para os sete macacos-prego, o refresco foi levado por barco até a ilha onde ficam e espalhado pelo ambiente. Um dos macacos pegou o alimento e começou a quebrá-lo na base de uma das casinhas. Um segundo, lavou o alimento na água. As cenas são fofas.
Veja
Experiência divertida
A dona de casa Janine Boss e o filho Felipe, de 3 anos, presenciaram a entrega dos picolés. Janine conta que costuma visitar o local com frequênica, mas não estava vindo nos últimos dias por conta do calor.

Mas, pela insistência do filho em ver as araras, resolveu levá-lo ao local. A surpresa foi quando o menino viu os animais recebendo o alimento.
Continua depois da publicidade
Com olhar atento, o pequeno Felipe observava o grito dos bichos e até surpreendeu-se com a reação dos macacos.
— Ele achou muito engraçado ver os macacos pegando o picolé e lavando na água. Foi muito divertido — conta a mãe.
Leia também:
Mãe de jovem que morreu em cachoeira de Joinville define filha: “Amada por todos”
Transmissão comunitária da variante Ômicron é confirmada em Joinville