Um macaco da espécie Bugio – ameaçado de extinção – deu um susto em uma família de Roçado, em São José, na tarde deste sábado. Ele entrou pela janela do banheiro e ficou agitado até a chegada da Polícia Ambiental, que capturou o animal e o encaminhou para o Centro de Triagem no Rio Vermelho.

Continua depois da publicidade

Foto: Divulgação

De acordo com a moradora Vanessa Cristina, o bicho foi visto pela primeira vez por volta das 15h de sexta-feira no alto de uma árvore na área comum do condomínio José Alencar. Moradores colocaram banana e água para o animal perto da árvore, mas ele permaneceu no alto. No sábado pela manhã ele começou a ficar mais agitado, e entrou pela janela de um apartamento que estava aberta, mas logo saiu e retornou para a árvore. A Polícia Ambiental foi acionada e esteve duas vezes no local, mas não conseguiu capturar o macaco. Na tarde de sábado, por volta das 16 horas, o bicho invadiu uma casa vizinha ao condomínio:

Foto: Divulgação

Continua depois da publicidade

– Ela estava fazendo a filha bebê dormir quando ouviu um barulhão, e gritou de susto quando viu o macaco no banheiro. A Polícia Ambiental veio de novo e daí conseguiu pegar ele com uma rede – conta Vanessa.

De acordo com o Cabo Sálvio, da Polícia Ambiental, não é comum aparecer esta espécie de macaco na região da Grande Florianópolis. O Bugio está na enfermaria do Centro de Triagem do Rio Vermelho sem ferimentos, apenas para observação e exames. Após os resultados deve ser solto na natureza, em local ainda não definido.

O cabo explica que a espécie não costuma ser agressiva, mas pede que a população evite chegar perto caso encontre um animal e acione a Polícia Ambiental.

Continua depois da publicidade