A anemia, falta de ferro no sangue, é uma das principais causas de queda de cabelo entre as mulheres. Além do sangramento menstrual exagerado, outra explicação comum para ela é a má ingestão de alimentos ricos no mineral: fígado, carne vermelha, frango, peixe, ostra e frutos do mar. Leguminosas (feijão, lentilha) e vegetais de folhas verde-escuras também fornecem ferro, mas a absorção é difícil. Quem vive de dieta é mais vulnerável, pois, às vezes, falta critério na hora de excluir os alimentos do cardápio.
Continua depois da publicidade
– O normal é caírem até 80 fios de cabelo por dia – diz o dermatologista Leonardo Ravache, de Florianópolis. Não é preciso contar, mas observe se eles estão aparecendo em todo lugar da casa, no travesseiro, no carro e, principalmente, se começam a surgir leves falhas no couro cabeludo (a chamada rarefação capilar progressiva). Nesse caso, procure um médico para avaliar o quadro e orientar o melhor tratamento.
Pentear o cabelo molhado também acelera a queda, pois ele fica frágil quando úmido e, ao desembaraçá-lo, a tendência é puxar os fios e quebrá-los. O trauma pode afetar a raiz, ocasionando a queda. Também corre esse risco quem vive com o cabelo preso, sobretudo se essa tração for muito forte. Para evitar problemas, não penteie o cabelo no chuveiro. Seque-o com uma toalha e, só depois então desembarace com um pente de dentes largos, começando o movimento pelas pontas. Prenda o cabelo apenas quando estiver seco e, se possível, não todo dia, nem por muito tempo.
Outro fator que pode piorar a situação é dormir com o cabelo molhado. Mais fragilizados, os fios úmidos quebram facilmente com o atrito do travesseiro. Já o couro cabeludo fica abafado, demorando mais para secar totalmente. Isso favorece a proliferação de fungos e o aparecimento de caspa e outras doenças que levam à queda.
Continua depois da publicidade
Lavar o cabelo todos os dias não causa queda, a menos que você seja adepta de banhos fervendo. Água muito quente estimula a oleosidade do couro cabeludo. Portanto, mesmo no inverno, prefira água morna. O principal cuidado para prevenir que o cabelo continuar caindo é não usar qualquer produto por conta própria e procurar um tratamento adequado.