Cromoterapia?

Cientistas norte-americanos acabam de descobrir que a exposição à luz azul durante o dia melhora imediatamente a atenção e a performance. Esses achados foram publicados na edição de fevereiro da revista Sleep. Os pesquisadores já haviam mostrado que a luz azul é capaz de melhorar o alerta de trabalhadores noturnos, mas novos resultados demonstraram que esse efeito também se estende para a exposição durante o dia. A luz azul tem um efeito estimulante.

Continua depois da publicidade

Sinal azul, acordar!

Os efeitos da luz azul foram comparados com igual exposição à luz verde sobre o alerta e performance em 16 participantes, durante 6,5 horas ao longo do dia. Os participantes, então, autoavaliaram sua sonolência, tiveram seus tempos de reação medidos e receberam eletrodos para registrar as ondas de atividade cerebral durante a exposição à luz. Os que receberam luz azul classificaram a si próprios como menos sonolentos, tinham reações mais rápidas e menos lapsos de atenção durante testes de performance, quando comparados com aqueles que foram expostos à luz verde. Eles também mostraram mudanças na atividade cerebral que indicaram estarem mais alertas.

Continua depois da publicidade

A luz do mundo

Enquanto melhorar o alerta em trabalhadores noturnos já é um benefício de segurança óbvio, os trabalhadores diurnos também podem se beneficiar da melhor qualidade na iluminação. A luz do dia seria a ideal, mas a maioria das pessoas não tem isso nas escolas, casas ou locais de trabalho. Sistemas inteligentes de luz poderiam maximizar os efeitos benéficos para a saúde humana, produtividade e segurança.