O lutador joinvilense de MMA Natan Schulte, conhecido como Russo, venceu pela segunda vez o GP de pesos leves do Pro Fight League (PFL). O evento foi disputado na virada de ano no Madison Square Garden, em Nova York. Além do cinturão, ele faturou US$ 1 milhão como prêmio.
Continua depois da publicidade
Natan venceu na grande final o lutador Loik Radzhabov (Tadjiquistão), em uma luta decidida pelos juízes. Para chegar à decisão, o joinvilense precisou passar por outros quatro lutadores ao longo do ano. O GP contava com 12 convidados.
Na fase eliminatória, Natan venceu o chinês Yincang Bao e o canadense Jesse Ronson. Ele terminou na liderança e enfrentou o norte-americano Ramsey Nijem nas quartas de final em outubro. No mesmo dia, ainda derrotou o russo Akhmed Aliev.
Na final, foram cinco rounds de cinco minutos – nas fases anteriores eram três rounds. Segundo o empresário do lutador, Valmir Silva, os dois primeiros foram equilibrados, mas a partir do terceiro round cresceu aproveitando a luta de chão e chutes na perna. Foi como ele garantiu os pontos suficientes para conquistar a vitória unânime dos juízes.
Com a conquista do torneio, Natan conquistou o segundo cinturão e permanece como o lutador a ser batido na categoria do PFL. O histórico do brasileiro é de 20 vitórias, três derrotas e um empate.
Continua depois da publicidade
Natan é nascido e criado no bairro Itaum, na zona Sul de Joinville. Começou a treinar muay thai ainda cedo e depois também aprendeu judô e jiu-jitsu. Quando tinha 17 anos foi campeão catarinense de muay thai e e depois ainda conquistou o campeonato brasileiro.
Após fazer carreira no Brasil, ele foi treinar na academia American Top Team, nos Estados Unidos. Em 2017, em meio as dificuldades em morar em um novo país, ele intensificou os treinamentos e no ano passado começou a colher os frutos dessa dedicação, com o título no PFL.
Atualmente, Natan mora em Coral Springs, na Flórida. A esposa, a mãe e o irmão também vivem na cidade norte-americana. A outra irmã permanece em Joinville.