Um jaraguaense ganha destaque no cenário de luta chinesa no Brasil. Daniel Fagundes de Souza, de 20 anos, participará do 2º Campeonato Brasileiro Liga Sanda Brasil de Kung Fu nos dias 23 e 24 de agosto, em Taubaté (SP). Antes da disputa, ele terá outro desafio: participa do Circuito Aberto de Boxe Chinês Sanda Talents 3 no próximo sábado, em Itajaí.
Continua depois da publicidade
– Me classifiquei para o nacional no Catarinense, que ocorreu em 21 e 22 de julho, em Gaspar. Fiquei em primeiro lugar na minha categoria, peso pesado, acima de 90 quilos. Agora, vou para Itajaí, que é uma competição paralela. Para mim, será como uma fase preparatória – explica.
Há dois anos, Daniel trocou os gramados pelo tatame da academia Yamabuchi. O objetivo era aprender defesa pessoal, técnica chamada de Wing Chun, no Kung Fu. Porém, o lutador foi além e mudou o estilo de vida.
– Parei de beber e fumar. Com o Kung Fu, emagreci 15 quilos e me tornei uma pessoa mais disciplinada. Aqui não podemos falar palavras negativas, tudo é possível se você acreditar em si mesmo e treinar.
Continua depois da publicidade
No treinamento, Daniel exercita a parte física, teórica e técnica do Kung Fu. Seu nome de batismo na luta é “Lao Feng”, que significa Fênix de Luz. O atleta treina de três a quatro dias por semana. Além dele, a lutadora jaraguaense Fátima Niedzielki também está classificada para competir pelo nacional. Entretanto, a atleta ainda não decidiu se irá ou não participar por questões profissionais.