Lutador que representou o Brasil em Olimpíadas, Kelson Pinto é o fundador de um projeto social de boxe voltado para crianças e adolescentes do bairro Bela Vista, em São José. O ex-pugilista, hoje com 43 anos, ensina o esporte para 100 jovens e colhe os primeiros frutos. Além do aspecto social, o projeto forma lutadores para participarem de competições.

Continua depois da publicidade

Nos últimos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), cinco atletas do projeto e treinados por Kelson Pinto participaram da competição e todos voltaram para a Grande Florianópolis com medalhas: dois ouros e três bronzes. No entanto, as conquistas que deixam o ex-pugilista satisfeito são outras.

– Parei de competir em 2006 e morava no Rio de Janeiro, quando também fiz parte de um projeto social, e percebi que a criança foca mais quando se envolve em competições, vi muitos saírem das drogas e criminalidade também. Cara, você conseguir desviar o caminho dessas crianças para o bem, para um lado produtivo, como estudo, trabalho. vê-los querendo treinar e competir, querendo ser alguém na vida, isso não tem preço – comenta Kelson Pinto.

Kelson chegou em São José em 2010 para treinar Kevin Souza, lutador de MMA, especificamente para uma competição. Gostou de Santa Catarina e fez de São José sua cidade. Natural de Aracaju, capital de Sergipe, ele foi prata no Pan de 1999, em Winnipeg, no Canadá, e participou das Olimpíadas de 2000, em Sydney, na Austrália. Chegou a disputar o título mundial da categoria até 64 kg e perdeu para Miguel Cotto, de Porto Rico. Terminou a carreira com 24 vitórias (22 por nocaute) e duas derrotas.

O projeto encabeçado por eles, chamado de DS Team, tem parceria com a fundação de esportes de São José e extrapola o status de projeto social, aberto também para jovens maiores de idade. Com o grande interesse dos alunos por competições, Kelson Pinto apostou na formação de lutadores de alto rendimento.

Continua depois da publicidade

– Sei que isso dá um foco maior neles também.Trabalho também com competições e temos bons atletas aqui, já visando futuras competições internacionais – explica.

Mais notícias sobre esporte em Santa Catarina no NSC Total