O candidato à Presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpriu agenda de campanha neste domingo (18) em Florianópolis. Ele discursou a apoiadores a partir das 10h na praça Tancredo Neves, em frente à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Com o comício no Estado aos apoiadores, o petista encerra a agenda de campanha no Sul do país.
Continua depois da publicidade
Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022
Por volta das 8h30 já haviam simpatizantes e militantes reunidos ao redor da Praça Tancredo Neves. Vestidos com bandeiras e camisetas com a imagem do presidente, pessoas de várias regiões do Estado participaram do evento. Além disso, houve concentração de pessoas do lado de fora do cercado reservado para o ato.
Equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Santa Catarina ficaram responsáveis por monitorar os arredores da praça dos três poderes. O helicóptero da PM também sobrevoou o evento.
Segundo a polícia, não houve registro de ocorrências, apenas a autuação de veículos estacionados irregularmente.
Continua depois da publicidade
A Praça Tancredo Neves, no centro de Florianópolis, foi fechada no início da manhã, segundo a Guarda Municipal. Também houve alteração na Rua Hercílio Luz onde uma das faixas foi fechada devido ao intenso fluxo das pessoas. Apesar disso, não houve interferência no trânsito.
Chegada de Lula
O ex-presidente chegou ao evento por volta das 11h30 e houve protesto durante a saída do candidato do hotel. Ele foi escoltado pela Polícia Federal e acompanhado pelo candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), pelo candidato ao Senado por Santa Catarina, Dário Berger (PSB) e por Décio Lima (PT), que concorre ao governo de SC.
A ex-presidenta Dilma Rouseff, Manuela D’Avila e sua companheira Janja também estiveram ao lado de Lula. Além disso, o evento contou com a participação de demais candidatos.
Décio Lima, Alckimin e Bia Vargas discursaram, além de Dilma. Depois, Lula pegou o microfone, acompanhado por um coro, puxado por Janja, com o jingle da campanha.
Continua depois da publicidade
Durante o discurso, o petista citou a fome no país, a melhoria no saneamento básico e sobre como é importante retornar os símbolos do país aos brasileiros.
— Essa bandeira não é de partido, essa bandeira é de 200 milhões de brasileiros — disse.
A visita na região Sul teve como objetivo angariar votos para garantir a vitória no primeiro turno. Antes, na sexta-feira (16), Lula participou de um ato em Porto Alegre, no Largo Glênio Peres. Já no sábado (17), o petista esteve em Curitiba, onde também discursou para apoiadores.
Conforme a colunista Dagmara Spautz do NSC Total, a agenda foi uma decisão do próprio Lula. Na quinta-feira (8), o ex-presidente telefonou para Décio Lima e Roberto Requião, que concorre ao governo do Paraná, e Edegar Pretto, que é o candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul.
A Décio, segundo a colunista, Lula disse que faz questão de vir a Santa Catarina porque quer o PT no segundo turno na eleição estadual.
Continua depois da publicidade
> Eleições 2022: veja números de todos os candidatos do país
> Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
> Receba notícias do DC via Telegram
O que você deve saber antes de votar
Leia também:
Financiamento de campanhas em SC tem queda de doações e sumiço de vaquinhas
Direita de SC gasta mais com anúncios políticos em redes sociais; veja o top 20
O que candidatos ao governo de SC propõem em resposta à crise climática?