Eleito com mais de 60 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomará posse como presidente da República neste domingo (1º), em Brasília. A cerimônia, que deve reunir 300 mil pessoas na capital federal, terá início às 10h e contará com shows, além da tradicional subida na rampa do Congresso Nacional e a passagem da faixa presidencial.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Intitulado como “Festival do Futuro”, o evento contará com shows que acontecem nos palcos que homenageiam as cantoras Elza Soares e Gal Costa. Entre os artistas que se apresentarão estão Pabllo Vittar, Duda Beat e Martinho da Vila.
Posse de Lula tem medo em Brasília, hotéis lotados e lucro no comércio
Depois, às 15h, inicia a sessão solene de posse do presidente e vice-presidente eleitos. O evento vai acontecer no plenário da Câmara dos Deputados a partir das 15h. Antes, porém, haverá um cortejo pela Esplanada dos Ministérios, com início na Catedral Metropolitana de Brasília.
Continua depois da publicidade
Por fim, já na Praça dos Três Poderes, o presidente eleito deve receber a faixa presidencial e fazer um pronunciamento, terminando com a recepção de chefes de Estado e representantes de vários países no Palácio do Itamaraty.
Programação da posse de Lula é reavaliada após ameaça de atentado em Brasília
Antes, Lula subirá a rampa ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin. O momento, inclusive, pode contar com uma participação especial: a cachorra de estimação da primeira-dama, Janja, chamada Resistência e adotada durante o período em que o petista esteve preso em Curitiba, em 2018.
Ainda não está definido quem fará a passagem da faixa. Isto porque o presidente Jair Bolsonaro (PL) que, tradicionalmente, deveria conduzir o ato, não deve participar.
Mais de 8 mil agentes devem atuar durante e depois da cerimônia de posse. Em alguns pontos, haverá a restrição total de trânsito. À Polícia Federal caberá a segurança de Lula do local onde está hospedado, no Complexo Brasil 21, na área central de Brasília, até a Esplanada dos Ministérios. Ainda não há definição sobre o desfile em carro aberto ou mesmo a utilização de um colete à prova de balas por parte do petista.
Continua depois da publicidade
Posse de Lula: força-tarefa de segurança inclui mais de 8 mil agentes e restrição no trânsito
O evento será transmitido pelos canais abertos, inclusive pela TV Globo e também no Globoplay.
Comitivas de várias partes do Estado estão a caminho de Brasília para a posse. De Santa Catarina, ao menos 23 ônibus, 42 carros, 20 motorhomes e cerca de 242 pessoas, que vão de avião, devem participar do ato.
Leia também:
Lula anuncia novos nomes de ministros
Haddad deve ir a Davos em primeira viagem internacional pelo novo governo