O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir nesta segunda-feira (23) com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Os encontros com os chefes de Estado vão ocorrer em Buenos Aires.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC no Telegram

Lula está na capital argentina para a reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para esta terça (24). O Brasil voltou a participar da Celac com a troca de governo. Esta é a primeira viagem internacional do presidente do Brasil após tomar posse do cargo.

Pela manhã, Lula se reúne com o presidente argentino, Alberto Fernández. O encontro com Maduro está previsto para acontecer no fim da tarde. O governo ainda não informou se haverá a assinatura de algum ato ou memorando, e se haverá pronunciamento após a reunião.

De acordo com o secretário das Américas, embaixador Michel Arslanian Neto, a escolha de um país da América do Sul para a primeira viagem internacional de Lula busca passar a mensagem de que o Brasil quer retomar os laços com a região. Segundo o governo, diversos temas serão tratados durante a visita, como integração energética, investimentos, meio ambiente, defesa e combate a ilícitos.

Continua depois da publicidade

*Com informações de g1

Leia também

Lula confirma ida aos EUA em 10 de fevereiro e à China em março

“Tive a impressão de que era começo de um golpe de Estado”, diz Lula sobre invasões em Brasília

Governo federal vai retomar obras paradas na UFSC