O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu os novos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (3), no Palácio do Planalto.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Lula fez uma declaração à imprensa após o encontro e afirmou ser amigo dos dois novos presidentes e descartou qualquer problema na relação do Legislativo com o governo federal. As informações são do portal g1.
— Tenho conhecimento do compromisso democrático que os dois têm e quero, na frente de vocês, dizer que eles não terão problema na relação com o poder Executivo — afirmou Lula.
O chefe do Executivo afirmou que não enviará projetos ao Congresso sem conversar antes com as lideranças do Legislativo.
Continua depois da publicidade
— Tenho certeza que a nossa convivência será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira. Cada um tendo noção exata do seu papel — disse.
Já os novos presidentes da Câmara e do Senado também fizeram discursos em defesa da harmonia entre os poderes.
— A Câmara dos Deputados estará à disposição para construirmos uma pauta positiva para o país — afirmou Hugo Motta, novo presidente da Câmara.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também se comprometeu a manter relação harmônica com o governo federal.
Continua depois da publicidade
— O Poder Legislativo não pode se furtar em ajudar o governo do Brasil a melhorar a vida dos brasileiros. Tenho certeza de que esse é o espírito colaborativo — afirmou.
Os projetos prioritários para a União devem ser apresentados e detalhados até a próxima semana. Uma proposta de combate a crimes digitais, estímulo ao micro e pequeno empreendedor e a isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil devem estar entre as pautas mais estratégicas para o governo Lula.
Leia também
Lula lidera cenários de 2026 e venceria rivais no 2º turno, aponta pesquisa Genial/Quaest
“Não existe ditadura com parlamento forte”, diz Hugo Motta após ser eleito presidente da Câmara
Relação com Jorginho e bandeiras de SC: o que esperar da Alesc na presidência de Julio Garcia