O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quarta, dia 17, 50 atletas que participaram dos Jogos Parapanamericanos de Mar del Plata, na Argentina, última competição classificatória para os Jogos Paraolímpicos de Atenas/2004. A cerimônia será realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a participação do ministro do Esporte, Agnelo Queiroz; do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto; e do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso.

Continua depois da publicidade

A delegação brasileira retornou ao país com 178 medalhas – 85 de ouro, 57 de prata e 36 de bronze -, ficando com a segunda colocação no quadro geral da disputa. Com uma delegação muito mais numerosa do que a do Brasil, o México terminou em primeiro lugar, com 250 medalhas.

O Brasil foi representado na Argentina por 117 atletas e mais 93 integrantes da delegação entre técnicos, guias, especialistas, médicos, fisioterapeutas, intérpretes, membros da área da comunicação e apoio. O Parapanamericano ocorreu no início de dezembro e foi disputado em nove modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, equitação, esgrima, natação, ciclismo, vôlei paraolímpico, tênis em cadeira de rodas e bocha – os brasileiros não disputaram apenas as duas últimas.