Os atleta brasileiros que disputaram os Jogos Olímpicos de Atenas foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, dia 9, no Palácio do Planalto. Na cerimônia, também estiveram presentes o ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o chefe da missão brasileira na Grécia, Marcus Vinícius Freire, e presidentes de Confederações Olímpicas Brasileiras, além de técnicos que participaram da competição.
Continua depois da publicidade
Entre os cerca de cem atletas presentes na solenidade, 17 conquistaram medalhas na Grécia: Vanderlei Lima (atletismo); Aline Pelegrino, Andréia dos Santos, Cristiane Silva, Daniela Lima, Juliana Cabral e Marlisa Whalbrink (futebol); Flávio Canto e Leandro Guilheiro (judô); Marcelo Ferreira, Torben Grael e Robert Scheidt (vela); Anderson Rodrigues, Dante Amaral, Gilberto Godoy, Giovane Gavio e Gustavo Endres (vôlei).
A ginasta Daiane dos Santos também compareceu no evento. A atleta gaúcha pediu maior apoio ao esporte no Brasil.
– Sem dinheiro não se faz nada. Acho que já melhorou muito, mas tem que melhorar muito mais. Tem que fazer o que Cuba faz com o esporte, investindo nas crianças que têm talento – disse Daiane.
O treinador da seleção feminina de futebol, Renê Simões, destacou que a conquista da medalha de prata em Atenas deu um grande impulso à realização de um campeonato nacional feminino de clubes. Simões informou que já foi apresentado ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Texeira, um projeto para que, em 2005, a competição conte com a participação de equipes de todos os estados brasileiros.
Continua depois da publicidade
– Além desse campeonato, ficou acertado que serão dadas as condições para que o trabalho que fizemos com essas jogadoras que foram a Atenas tenha continuidade, já pensando em Pequim – afirmou Renê Simões.