O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta na manhã de terça-feira (9) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ficar três dias internado com um quadro de bacteremia.

Continua depois da publicidade

> STF mantém decisão que autoriza Lula a acessar mensagens de Moro na Lava-Jato

> Operação Alcatraz: juíza aceita denúncia e mais sete viram réus

O boletim médico divulgado pelo hospital informa que Lula, 75, deu entrada no sábado (6), foi internado e medicado com antibióticos por via venosa. Bacteremia é uma infecção bacteriana do sangue. ​O comunicado diz ainda que ele se encontra clinicamente estável e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelos médicos David Uip e Roberto Kalil Filho. 

Em janeiro, foi divulgado que Lula teve diagnóstico de Covid durante viagem a Cuba, em 2020. O petista, que estava sem sintomas, precisou ficar 14 dias isolado no país. O ex-presidente havia viajado para participar de um documentário sobre a América Latina dirigido pelo cineasta americano Oliver Stone. Na ocasião, Lula fez uma tomografia que apontou lesões pulmonares compatíveis com Covid-19. Ele voltou para o Brasil no último dia 20. 

Continua depois da publicidade

O ex-presidente, que passou um ano e sete meses preso entre 2018 e 2019, aguarda em liberdade o julgamento de seus recursos em instâncias superiores contra condenações impostas pela Justiça Federal do Paraná em dois processos. 

> Justiça nega liberdade a mulher que matou grávida em SC

Também na terça-feira (9), ele obteve uma vitória no Supremo Tribunal Federal, em sessão em que a Segunda Turma da corte manteve a autorização para que sua defesa acesse mensagens de procuradores da Lava Jato que tinham sido apreendidas com hackers presos na Operação Spoofing. O ex-presidente pretende usar esse material em seu pedido de anulação das sentenças da Lava Jato.

Leia também

“Vivia inferno em casa”, diz prima de mulher morta na Capital

Líder do “Novo Cangaço”, ladrão de bancos é preso em SC

Bebê nasce empelicado em SC e emociona mãe: “Mais especial”