Mesmo com a crise financeira mundial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta segunda-feira, em pronunciamento à Nação em cadeia nacional de rádio e televisão, a manutenção dos investimentos dos governos. Segundo Lula, não haverá cortes. Ele também pediu responsabilidade para os consumidores brasileiros.
Continua depois da publicidade
– O governo manterá todos os investimentos previstos no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e nos programas sociais. Em hipótese alguma haverá cortes nos investimentos governamentais. Porque eles são decisivos para o Brasil enfrentar a crise e sair dela mais reforçado – afirmou.
Lula pediu que o brasileiro compre para a “roda da economia” continuar “girando” diante da crise financeira mundial. Outro pedido é para o setor financeiro baixar os juros.
Para estimular a população, o presidente explicou que, ao consumir, o cidadão garante a produção da indústria, as vendas no comércio e a manutenção de empregos.
Consumo responsável
Continua depois da publicidade
Segundo Lula, o governo tem feito sua parte para evitar os efeitos da crise e cabe ao brasileiro também ajudar.
– E você, meu amigo e minha amiga, não tenha medo de consumir com responsabilidade. Se você está com dívidas, procure antes equilibrar seu orçamento. Mas, se tem um dinheirinho no bolso ou recebeu o décimo terceiro, e está querendo comprar uma geladeira, um fogão ou trocar de carro, não frustre seu sonho, com medo do futuro – disse Lula.
– Quando você e sua família compram um bem, não estão só realizando um sonho. Estão também contribuindo para manter a roda da economia girando. E isso é bom para todos – acrescentou.
Lula fez ainda apelo para os empresários seguirem investindo, os trabalhadores defenderem os postos de trabalho e ao setor financeiro que reduza os juros “que estão muito altos” para os empréstimos.
Continua depois da publicidade
Entenda a crise