Candidatos nas eleições de 2022 e outras figuras públicas também envolvidas no pleito se manifestaram nas redes sociais sobre o Dia da Independência do Brasil, comemorado nesta quarta-feira (7). A data é marcada no país por celebrações em desfiles cívico-militares, além de atos favoráveis e contrários ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC no Telegram
Parte das publicações se ativeram apenas à comemoração do Bicentenário da Independência, caso de mensagem do ministro Alexandre de Moraes, que tem sido alvo de ataques de Bolsonaro por sua atuação no Supremo Tribunal Federal (STF) e que hoje preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que organiza as eleições.
Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente, adotaram tom semelhante. Eles não estiveram com o presidente Bolsonaro em desfile cívico-militar em Brasília na manhã desta quarta, assim como o presidente do STF, o ministro Luiz Fux, que não está nas redes sociais.
Já o ex-presidente Lula (PT), ao tratar dos 200 anos da Independência, afirmou que a data deveria ser um marco de amor e união entre brasileiros, o que, segundo ele, não ocorre, em crítica alusiva a Bolsonaro, seu principal adversário na corrida eleitoral.
Continua depois da publicidade
Outra candidata ao Palácio do Planalto, a senadora Simone Tebet (MDB) foi mais direta em sua crítica ao atual presidente. Ela classificou como machistas as falas de Bolsonaro em discurso em Brasília durante ato de apoiadores que ocorreu na sequência de um desfile cívico-militar na capital federal — o mandatário da República comparou Michelle a outras primeiras-damas e puxou um coro de “imbrochável” para si próprio.
Bolsonaro também protagonizou manifestações de apoio nas redes sociais, caso de diversas publicações feitas pelo pastor Silas Malafaia. O religioso está acompanhando o presidente na agenda dele em atos governistas e desfiles do 7 de Setembro.
Os perfis do próprio presidente também se mantiveram ativos nas redes sociais ao longo do dia, com publicações em menção ao 7 de Setembro e à agenda de Bolsonaro.
Veja as manifestações de políticos e figuras públicas sobre o 7 de Setembro:
– Bicentenário da Independência do Brasil (07/set/22)
– Brasília / DF pic.twitter.com/q3MQ8LsJ75— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 7, 2022Continua depois da publicidade
200 anos de independência hoje. 7 de setembro deveria ser um dia de amor e união pelo Brasil. Infelizmente, não é o que acontece hoje. Tenho fé que o Brasil irá reconquistar sua bandeira, soberania e democracia. Bom dia.
— Lula 13 (@LulaOficial) September 7, 2022
: @ricardostuckert pic.twitter.com/52gk00b2Ht
Viva o 7 de Setembro! E que Deus nos abençoe para que nada nem ninguém sejam capazes de roubar a nossa paz e a nossa liberdade – neste dia ou em qualquer momento da nossa história. Vamos em frente, com a mais profunda esperança de que encontraremos, juntos, um novo caminho. pic.twitter.com/N9YD3AJEyu
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) September 7, 2022
Vergonhoso e patético! No dia da Independência do Brasil, o Presidente mostra todo seu desprezo pelas mulheres e sua masculinidade tóxica e infantil. Como brasileira e mulher, me sinto envergonhada e desrespeitada. +
— Simone Tebet (@simonetebetbr) September 7, 2022
O Bicentenário de nossa Independência merece ser comemorado com muito orgulho e honra por todos os brasileiros e brasileiras, pois há 200 anos demos início a construção de um Brasil livre e a histórica marcha pela concretização de nosso Estado Democrático de Direito.
— Alexandre de Moraes (@alexandre) September 7, 2022Continua depois da publicidade
7 de setembro em Brasília! pic.twitter.com/AheJQ6SRNt
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) September 7, 2022
As comemorações deste 7 de setembro, que marca 200 anos da Independência do Brasil, precisam ser pacíficas, respeitosas e celebrar o amor à pátria, à democracia e o Estado de Direito. pic.twitter.com/jrKNPVq2A8
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) September 7, 2022
Há 200 anos, começava a nascer o Brasil de hoje,com um futuro de desafios, decisões difíceis mas necessárias e grandes conquistas a alcançar. O 7 de set de 200 anos atrás continua ecoando nas ações e nos compromissos de todos! O Brasil independente é sempre o q olha para frente.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) September 7, 2022
Leia mais
Bolsonaro faz discurso de campanha, puxa coro de “imbrochável” e compara Michelle no DF
Continua depois da publicidade
Desfiles pelo país celebram bicentenário da Independência do Brasil