Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a disputa presidencial de 2026. Ele tem o maior índice de intenções de voto e venceria os rivais da direita no segundo tempo. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Lula lidera a pesquisa nos quatro cenários de primeiro turno testados — o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não foi incluído na pesquisa por estar inelegível. As intenções de voto do atual presidente variam entre 28% e 33%, dependendo dos adversários.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 4,5 mil eleitores entre 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, com 95% de confiança. Foi neste mesmo levantamento que a desaprovação ao governo Lula superou numericamente a aprovação pela primeira vez. O resultado acendeu um alerta no governo federal na semana passada.
Lula tem 30% das intenções de voto no cenário com o maior número de candidatos. Na sequência, estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%, o cantor Gusttavo Lima, que não tem filiação partidária, mas indicou desejo de concorrer à presidência, com 12%, e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), com 11%. Ciro Gomes (PDT) aparece no levantamento com 9% das intenções de votos, à frente dos governadores Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), que somam 3% cada. Brancos e nulos somam 14% e indecisos são 5%.
Continua depois da publicidade
Em um cenário segundo em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) substitui o governador Tarcísio de Freitas, Lula registra 28% das intenções de votos. Gusttavo Lima e Marçal anotam 12% cada um e o filho de Bolsonaro alcança 11%. Ciro aparece 10%, Zema, 5% e Caiado 3%. Intenções de voto em branco e nulo também somam 14%, enquanto 5% dos entrevistados se disseram indecisos.
Em outro quadro testado na pesquisa, sem Eduardo Bolsonaro e nem Tarcísio, Lula soma 32%, contra 14% de Marçal, 13% de Gusttavo Lima e 12% de Ciro. Zema tem 5% e Caiado, 3%.
Um último cenário sem Pablo Marçal apontou Lula com 33% e Gusttavo Lima com 18%. Ciro apareceu na sequência, com 13%. Zema e Caiado têm 8% e 4%, respectivamente. Brancos e nulos somaram 19% e indecisos, 5%.
No levantamento espontâneo, que não apresenta o nome dos candidatos, 78% dos entrevistados disseram estar indecisos. Lula teve 9%, assim como Jair Bolsonaro, que atualmente está inelegível. O cantor Gusttavo Lima foi lembrado por 1% e outros candidatos somados também atingiram 1%. Brancos, nulos e que não pretendem votar foram 2%.
Continua depois da publicidade
Gusttavo Lima tem menor distância para Lula em 2º turno
Nos cenários de segundo turno, o cantor Gusttavo Lima aparece como o pré-candidato com melhor desempenho contra Lula. O petista aparece com 41% dos votos contra 35% do sertanejo. Ainda assim, a diferença é menor em relação à de outros nomes da direita. Contra Tarcisio, Lula venceria por 43% a 34%, enquanto contra Marçal e Eduardo Bolsonaro o atual presidente seria vencedor por 44% a 34% das intenções de voto, segundo a pesquisa.
Sobre a rejeição, a pesquisa Genial/Quaest apontou que 49% dos entrevistados disseram conhecer o petista, mas que não votariam nele. Já Bolsonaro teve 53% dos entrevistados que responderam conhecê-lo, mas que não votariam no ex-presidente. Os outros nomes tiveram índices abaixo de 30% na taxa de conhecimento e intenção de voto.
Leia também
Lula recebe novos presidentes da Câmara e Senado para discutir prioridades
Relação com Jorginho e bandeiras de SC: o que esperar da Alesc na presidência de Julio Garcia
“Não existe ditadura com parlamento forte”, diz Hugo Motta após ser eleito presidente da Câmara