O presidente Lula anunciou nesta segunda-feira (27) as indicações do ministro da Justiça, Flávio Dino, para se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e do procurador Paulo Gustavo Gonet Branco para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR). As indicações foram confirmadas nas redes sociais do presidente.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
“O presidente Lula me honra imensamente com a indicação para Ministro do STF. Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação. Doravante irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras. Sou grato pelas orações e pelas manifestações de carinho e solidariedade”, escreveu Flávio Dino, no Twitter.
Atual Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Dino era considerado favorito desde outubro, após a aposentadoria de Rosa Weber no STF. Já Paulo Gonet assume a PGR com a saída de Augusto Aras, em setembro.
Processo de aprovação
Antes de serem confirmados nos postos, os indicados deverão ser aprovados no Senado. A expectativa é de aprovação antes do recesso parlamentar, que começa no dia 23 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Os nomes passarão por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que também vota as indicações. Os nomes têm que ser aprovados, ainda, pelo plenário do Senado com pelo menos 41 votos “sim”. Se o Senado aprovar as indicações de Dino e Gonet, caberá ao STF e à PGR definir a data das posses.
Leia também
Falta diálogo entre Lula e Jorginho para socorrer SC
Eleição de Senado junto com eleição municipal esquenta os bastidores em Santa Catarina