A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contratou o impulsionamento de anúncios no Google que fazem referência ao trecho do vídeo de entrevista em que Jair Bolsonaro (PL) usa a expressão “pintou um clima” para falar de encontro com adolescentes venezuelanas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Os anúncios têm o título “Meninas de 14 anos” e a legenda “Bolsonaro revela que pintou o clima com uma garota de 14 anos. Assista agora!”. Um dos anúncios direciona para o site oficial de Lula e o outro para um vídeo no YouTube.
Esse tipo de conteúdo é exibido em uma rede de sites, vídeos e aplicativos que reservam espaços para propagandas pagas do Google.
A comunicação do ex-presidente diz à reportagem que o impulsionamento já foi interrompido.
Continua depois da publicidade
Visita de Lula a Joinville é cancelada; veja o motivo
Os termos utilizados por Bolsonaro na entrevista para o canal Paparazzo Rubro-Negro ficaram entre os mais comentados e a expressão “Bolsonaro pedófilo” chegou a ser a mais usada no Twitter no sábado (15), após o trecho da entrevista ao podcast viralizar.
— Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas; de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei, ‘posso entrar na tua casa?’ Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, [num] sábado de manhã, se arrumando -todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas, 14, 15 anos se arrumando num sábado para quê? Ganhar a vida. Você quer isso para a tua filha, que está nos ouvindo aqui agora. E como chegou neste ponto? Escolhas erradas — disse o presidente na entrevista.
O presidente tem dito que sua fala foi distorcida e descontextualizada e que ele usa a expressão “pintou um clima” em situações que não têm relação com sexo.
Tiroteio interrompe agenda de Tarcísio de Freitas em São Paulo
Neste domingo (16), Alexandre de Moraes, presidente do TSE, determinou à campanha de Lula que removesse vídeos em que a fala de Bolsonaro é relacionada à pedofilia.
Continua depois da publicidade
Moraes também determinou que a campanha de Lula deve se abster de “promover novas manifestações” imputando a Bolsonaro declarações pedófilas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
A contratação dos anúncios por parte da campanha do petista também aconteceu neste domingo (16), ao custo de, aproximadamente, R$ 25 mil. Até o momento, elas já foram exibidas mais de 100 mil vezes.
Como mostrou a coluna Painel, do jornal Folha de S.paulo, a campanha de Bolsonaro pagou até R$ 166 mil para impulsionar três anúncios no Google que dizem que o presidente não é pedófilo. Eles já foram visualizados mais de 20 milhões de vezes, segundo a ferramenta de transparência do Google.
O impulsionamento de conteúdo negativo sobre concorrente é vedado pela legislação eleitoral, o que também pode gerar problemas para a campanha do ex-presidente.
Continua depois da publicidade
*Reportagem de Guilherme Seto
Leia mais
O que Moro quer em troca ao colar em Bolsonaro
SC tem mais de 1,2 mil denúncias de propaganda irregular nas eleições; veja como denunciar