O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou homenagem nesta quarta-feira a seu amigo Hugo Chávez, ao discursar em um encontro internacional em Havana, onde o mandatário venezuelano se recupera de uma cirurgia por um câncer:
Continua depois da publicidade
– Eu não vim com uma guayabera branca (camisa tradicional no Caribe), como os cubanos geralmente usam. O objetivo também é homenagear outro companheiro nosso, que tem muito a ver com tudo o que está ocorrendo em nossa querida América do Sul e na América Latina – disse Lula referindo-se a Chávez.
– Que a energia positiva deste encontro possa ajudar nosso querido companheiro Chávez, para que se recupere rapidamente – acrescentou Lula no encerramento do Encontro Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, que marca os 160 anos do nascimento do herói nacional cubano José Martí.
O ex-presidente brasileiro contou que se reuniu nesta quarta com o líder cubano Fidel Castro e depois almoçou com seu irmão, o presidente Raúl Castro:
– Devo dizer a vocês que cheguei um pouco atrasado -só um pouquinho-, já que fui visitar um grande companheiro nosso também, o companheiro Fidel Castro – disse Lula, que criticou os Estados Unidos ao afirmar que o país tem “ouvidos surdos” para a América Latina.
Continua depois da publicidade
– Depois, como ninguém é de ferro, fui almoçar com nosso companheiro Raúl Castro – acrescentou Lula no encontro realizado no Palácio de Convenções de Havana.
Ao iniciar seu discurso, Lula brincou prometendo que falaria menos do que Chávez e Fidel Castro, e inclusive menos do que a presidente argentina, Cristina Kirchner.
Lula chegou na segunda-feira a Havana, de onde viajará para Santo Domingo. Depois visitará Washington.