Num cenário que agradaria o presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua cruzada contra as urnas eletrônicas, o voto na Rússia foi feito com cédulas improvisadas. Devido às sanções sofridas pela Guerra da Ucrânia, o país não é atendido mais por serviços de transporte internacional, como a DHL. Assim, as urnas nunca chegaram.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Não deu muito certo para Bolsonaro, de todo modo: em Moscou, que centralizou o pleito, Lula teve 45 votos, enquanto o presidente recebeu 28. Ciro Gomes (PDT) teve 6 e Simone Tebet (MDB), 2.

Bolsonaro vence eleições em Israel; Lula, na Palestina

Os outros votos foram dados para candidatos com afiliação socialista, curiosidade na capital da antiga União Soviética: Sofia Manzano (PCB), Leo Péricles (UP) e Vera (PSTU) tiveram um voto cada.

Continua depois da publicidade

Exilado por Putin, Snowden declara apoio a Lula

O ex-analista do NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) Edward Snowden publicou uma mensagem nas redes sociais com sinalização de apoio ao candidato Lula (PT) nas eleições.

AO VIVO: acompanhe o dia de votação das Eleições 2022 em Santa Catarina

O norte-americano usou o Twitter para publicar o nome do ex-presidente três horas após as urnas abrirem no Brasil.

O apoio de Snowden a Lula ocorre menos de uma semana após ele receber cidadania russa em um decreto assinado pelo presidente Vladimir Putin.

A sinalização do norte-americano vai de encontro à relação positiva que o presidente russo tem com o presidente Jair Bolsonaro, concorrente direto de Lula e segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto.

Continua depois da publicidade

No dia do bicentenário da Independência do Brasil, Putin emitiu comunicado parabenizando Bolsonaro e citando uma “parceria estratégica” entre os dois países.

“Sinceramente desejo ao senhor boa saúde e sucesso e a todos os seus concidadãos – felicidade e prosperidade”, afirmou o russo em mensagem divulgada pela Agência Sputnik.

Snowden, que revelou em 2013 documentos secretos que comprovavam que o NSA espionava políticos de alto nível em diversos países parceiros dos EUA (incluindo o Brasil), mora na Rússia desde 2014. Ele recebeu a cidadania após decreto assinado por Putin beneficiando 72 pessoas em situações semelhantes.

Em pouco mais de duas horas, a mensagem de Snowden ultrapassou seis mil compartilhamentos na rede social.

Continua depois da publicidade

*Igor Gielow