Pré-candidato às Eleições 2022, o ex-presidente Lula informou nesta quinta-feira (24), que pretende “abrasileirar” o valor do combustível, caso seja eleito. Em entrevista a uma rádio de Belo Horizonte (MG), o petista afirmou ainda que vai trabalhar para que o Brasil possa refinar a gasolina e o diesel.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
— O Brasil é autossuficiente, não tem que exportar óleo cru para importar refinado para não ter que pagar em dólar. Além disso, tem etanol, tem diesel, e o Brasil pode efetivamente fazer a discussão de invocação de combustível para o Brasil. Pode-se usar mais etanol, mais biodiesel. Não temos que pagar preço em dólar. Se ganharmos, vamos abrasileirar o preço dos combustíveis — disse o político.
Ao longo da entrevista, Lula citou que está no plano de governo o investimento na construção de refinarias e na busca de alternativas energéticas. O motivo, segundo Lula, é o governo sucessor ao PT ter parado com a refinaria.
Continua depois da publicidade
— Esse Brasil hoje não consegue refinar toda gasolina que nós precisamos porque o governo parou a refinaria. Esse país hoje destruiu a BR e, por conta disso, tem 392 empresas importando gasolina dos Estados Unidos. Importando em dólar e precificando em dólar para nós. Estou convencido de que essa questão do combustível é a demonstração mais inequívoca da irresponsabilidade e da falta de criatividade das pessoas — criticou.
Críticas a Bolsonaro
O representante do PT aproveitou o espaço para chamar o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) de ignorante.
— O presidente falou que daria murro na mesa. Quem dá murro na mesa é ignorante e não tem argumento. Reúne a Petrobras e o Conselho Nacional Energético e discute as coisas. Desde a luz energética até a gasolina. Acho que ele nem sabe que existe o conselho, o país está desgovernado. Coitado do motorista, do caminhoneiro, que paga um frete que mal dá para pagar o gasto do pneu, pedágio. Diesel a preço de ouro e no fim do mês não leva nada pra casa — ressaltou.
* Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total
Leia mais:
Vendaval arranca árvores, destelha casas e deixa áreas isoladas no Oeste de SC
Continua depois da publicidade
Estado tem vento de 108 km/h e alerta para fortes temporais
Meninos são vítimas de pedofilia na internet e polícia investiga