O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez novos exames, entre eles uma tomografia na cabeça, nesta quinta-feira (19), uma semana depois de passar por uma cirurgia de emergência. O resultado mostrou que Lula está bem, com a cognição “perfeita” e, portanto, está liberado para viajar, segundo a equipe médica. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Agora, com alta médica, ele voltará a Brasília, onde deve retomar a agenda de trabalho. As viagens internacionais, porém, ainda vão ter que esperar. Os exames realizados fazem parte do protocolo pós-operatório.
— O exame está melhor até. O estado geral dele é bom, e a equipe médica o liberou para ir a Brasília no dia de hoje. Ele deve ir mais tarde. A dra Ana [Helena Germoglio] vai acompanhá-lo em Brasília daqui para a frente nessas próximas semanas, onde vai fazer exames de controle — explicou o médico Roberto Kalil.
Ele concluiu ainda que “o hematoma na cabeça não existe mais” e foi feito apenas “um controle tomográfico após uma cirurgia desse porte”.
Continua depois da publicidade
Lula recebeu a orientação de não fazer exercícios físicos durante a recuperação, no entanto, de acordo com o médico, “obviamente ele vai ter as atividades normais, porque a parte de cognição está perfeita”. Já segundo a médica Ana Germoglio, o presidente deve passar o Natal e o Ano Novo em Brasília. Os exames serão repetidos daqui a dez dias.
Na sexta-feira (20), o político deve se encontrar com ministros do governo, mas, em vez da tradicional reunião ministerial de fim de ano, será um almoço. O encontro deve acontecer na Granja do Torto, residência de campo da Presidência da República, e tem como objetivo poupar o presidente, que ainda precisará manter repouso relativo.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Adolescente desaparece após entrar em rio com o irmão na Grande Florianópolis
Florianópolis é o quarto destino mais buscado no mundo para passar o verão 2025