Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão participar, nesta sexta-feira (28), do um último debate antes de se enfrentar no segundo turno das Eleições 2022. O programa, promovido pela TV Globo, tem previsão de início marcado para às 21h30 e será transmitido também via g1, GloboNews e Globoplay. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

O programa terá cinco blocos já definidos e as regras de cada um deles foram aprovadas pelas assessorias dos políticos. A característica principal do último debate é o uso do tempo, que será livre em todos os blocos para ambos os candidatos. 

Tanto Lula quanto Bolsonaro precisarão administrar juntos o próprio tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Por exemplo, no primeiro bloco cada um dos políticos terá 15 minutos de fala. Se um fizer a pergunta em um minuto, terá outros 14 minutos para tréplica. 

Continua depois da publicidade

Entenda como vai funcionar os blocos 

  1. Primeiro bloco: tempo de 30 minutos, com tema livre entre os candidatos. Cada um deles terá 15 minutos para perguntas e respostas. 
  2. Segundo bloco: tempo de 20 minutos, com temas determinados e divididos em duas rodadas de 10 minutos. Cada candidato terá 5 minutos de fala para cada uma das rodadas. 
  3. Terceiro bloco: tempo de 30 minutos, com tema livre, assim como o primeiro bloco.
  4. Quarto bloco: tempo de 20 minutos, com temas definidos em duas rodadas de 10 minutos. 
  5. Quinto bloco: considerações finais. 

Se algum canditado se sentir ofendido, é possível que peça dierito de reposta, de forma silenciosa, apenas levantando a mão para o mediador. A solicitação, antes de conceder o direito, será analisada pela produção da TV Globo.  

A ordem de quem começará com perguntas foi definida em sorteio prévio. 

Debate em Santa Catarina

Em Santa Catarina, Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL) disputam o governo do Estado no segundo turno. O último debate antes do pleito será promovido pela NSC TV e vai ao ar na quinta-feira (27). A transmissão será feita também pelo g1 SC e Globoplay, e nas rádios CBN Floripa e Joinville.

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Leia também

Empresas investigadas em SC impõem voto em Bolsonaro, demissões e até visita a Michelle

Continua depois da publicidade

Cidade de SC tem o quinto bairro mais bolsonarista do Brasil; veja lista

Com CentroSul no limite, RD Summit tem futuro indefinido em Florianópolis