O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (1º) torcer para que a candidata Kamala Harris, do Partido Democrata, vença a eleição para a Presidência dos Estados Unidos. Ela frenta o bilionário republicano Donald Trump na eleição, que ocorre até terça-feira (5). Segundo Lula, uma vitória de Kamala seria um desfecho “mais seguro” para fortalecer a democracia. As informações são do jornal Correio Braziliense.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Lula lembrou o episódio do ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, quando eleitores de Trump invadiram a sede do Legislativo dos Estados Unidos para protestar contra a posse de Joe Biden, que havia vencido Trump nas eleições de 2020. Seis pessoas morreram no episódio, que foi incentivado pelo magnata republicano.

— Eu acho que a Kamala ganhando as eleições é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia. É muito mais seguro. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final de seu mandato fazendo aquele ataque ao Capitólio, uma coisa que era impensável acontecer nos Estados Unidos — declarou Lula, durante entrevista ao canal francês TF1.

O presidente também citou o problema das fake news e do discurso de ódio que vêm sendo um desafio para a democracia mundo afora.

Continua depois da publicidade

— Porque os Estados Unidos se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia, e esse modelo ruiu. Nós agora temos o ódio destilado todo santo dia — afirmou.

Na entrevista, Lula se disse ainda “amante da democracia” e reforçou estar torcendo pela vitória de Kamala na próxima semana.

Leia também

De Musk a Kanye West: veja famosos que apoiam Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos

De Eminem a Beyoncé: veja famosos que votarão em Kamala Harris nas eleições dos EUA

Eleições EUA: Quantos delegados tem cada estado?